Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

QR de dezembro: BYD Dolphin vence Os Eleitos e os primeiros híbridos nacionais

Fiat larga na frente e revela os primeiros híbridos leves nacionais; novas picapes chegam ao mercado; Defender estreia quarto motor em cinco anos e muito mais!

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 jan 2025, 19h16 - Publicado em 6 dez 2024, 17h00
Quatro Rodas de Dezembro
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Dezembro é o mês de uma das nossas maiores premiações, ou melhor, da sua. A pesquisa Os Eleitos dá voz ao público para que vocês escolham os melhores carros do mercado, com base na sua experiência como proprietário.

Há 24 anos, damos a oportunidade aos nossos leitores de avaliarem o seu próprio carro. Com base na sua opinião, cada modelo recebe uma pontuação que define o melhor de cada segmento. E neste ano, vocês elegeram o BYD Dolphin como o melhor carro do Brasil, sendo a primeira vez que um elétrico vence o título.

Quatro Rodas de Dezembro Dolphin
(Divulgação/Quatro Rodas)

Esse também é um mês de novidades. A Fiat sai na frente das rivais e lança o primeiro sistema híbrido leve nacional, que estreia na dupla Pulse e Fastback. O motor principal não muda, segue o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm. A diferença é que ele está acompanhado de um sistema elétrico de 12V composto por um motor gerador instalado no câmbio CVT e uma pequena bateria extra. O resultado é uma redução de 6 a 22%, de acordo com nossos testes.

Quatro Rodas de Dezembro hibridos fiat
(Divulgação/Quatro Rodas)

E tem mais…

Mais híbridos chegando

A dupla da Fiat não são os únicos híbridos chegando no mercado. A BYD, enfim, lançou a picape média Shark, esperada há um bom tempo. Ela estreia o segmento das caminhonetes híbridas plug-in no Brasil com sistema que combina o motor 1.5 turbo e outros dois motores elétricos que somam 437 cv e 65 kgfm. Já sua bateria Blade de 29,6 kWh permite autonomia de até 57 km em modo puramente elétrico.

Continua após a publicidade
Quatro Rodas de Dezembro Shark
(Divulgação/Quatro Rodas)

Dá-lhe picape!

Em dezembro, além da Shark, também mostramos outras três novidades no segmento das picapes. A JAC estreia no segmento das médias com a Hunter, tendo como principal atrativo um conjunto mecânico eficiente e um preço mais acessível que as rivais. Já a Mitsubishi L200 Triton chega em nova geração e novo nome, agora é só Triton. Além do nome, a picape também teve todo seu projeto revisto, ganhando até novo visual. Por fim, a Rampage estreia novo motor turbodiesel depois de um ano no mercado, para ficar mais potente e forte.

Quatro Rodas de Dezembro JAC Hunter
(Divulgação/Quatro Rodas)

Agora vai?

O Land Rover Defender já está há cinco anos no Brasil e, agora, chega à linha 2025 com o seu quarto motor diferente. Agora, a aposta volta a ser um diesel com sistema híbrido leve, no caso um 3.0 turbo de 350 cv e 71,3 kgfm, sempre com o câmbio automático de oito marchas e tração integral permanente. A mudança foi boa para o consumo, fazendo com que o jipão tenha médias de 9,7 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.

Continua após a publicidade
Quatro Rodas de Dezembro Defender
(Divulgação/Quatro Rodas)

Tá de parabéns

O BMW X3 comemora 21 anos de existência com a chegada da quarta geração. Visualmente, é a primeira vez que o SUV adota listras verticais e horizontais na grade. Ele também será vendido somente em versões híbridas ou híbridas leves. Por outro lado, ele se separa do iX3, a versão elétrica a bateria, que será baseada no novo conceito e plataforma Neue Klasse da BMW.

Quatro Rodas de Dezembro BMW X3
(Divulgação/Quatro Rodas)

Carta ao Leitor

Traduções Literais

Fim de ano é época de se fazer um balanço do que passou e planejar os próximos passos. Olhando esta edição já quase pronta, no momento em que escrevo esta Carta, penso que ela cumpre bem esse papel de resumir o que foi 2024 e sinalizar o que vem por aí. Seu conteúdo compõe o retrato deste momento de transição, com reportagens sobre lançamentos que são resultado de ações ocorridas ao longo do ano (decididas e iniciadas antes, com certeza) e que sinalizam as tendências para o próximo ano (e os seguintes).

Continua após a publicidade

Falo, principalmente, da matéria de capa, sobre os primeiros modelos híbridos da Fiat. Fastback e Pulse não são os primeiros híbridos do mercado. Mas são os primeiros de uma marca popular e disponíveis em segmentos de entrada, o que faz muita diferença. Eles sinalizam que essa tecnologia estará cada vez mais presente no país. As novas versões dos SUVs ainda são o que se convencionou chamar de híbridos leves, um primeiro degrau na hibridização, nos quais os motores elétricos são apenas figurantes, que entram em ação somente em determinados momentos. Mas o plano da Stellantis – e ela não está sozinha nisso, outras generalistas vão trilhar esse caminho – é avançar aumentando a eletrificação das linhas de suas marcas.

Essa não é a única tendência evidenciada nesta edição. O alinhamento de picapes, no rodapé da página, com Ram Rampage, JAC Hunter, Mitsubishi Triton e BYD Shark, representa a consolidação desse tipo de veículo em nosso mercado. Em 2024, esse segmento veio forte. E 2025 será palco de mais novidades, como a picape intermediária da VW.

Dezembro, nos últimos anos, tem sido também o mês que divulgamos o prêmio Os Eleitos, o único da imprensa brasileira em que os jurados são os próprios donos dos carros. Os Eleitos reconhece os produtos e os melhores serviços de pós-vendas da rede autorizada das marcas. É uma espécie de Oscar que contempla o trabalho das fábricas durante o ano, estimulando-as a seguir em frente para conquistar o voto dos clientes no ano seguinte. Portanto, uma ótima oportunidade de reflexão e planejamento para todos – no caso dos motoristas, para decidir sobre suas próximas escolhas. Este ano, a pesquisa foi realizada da mesma forma de sempre, com a mesma metodologia e rigor, mas com pequenos ajustes na captação dos dados, que possibilitaram ampliar bastante a participação das pessoas e, com isso, chegar a um retrato mais nítido e detalhado dos carros e do mercado como um todo. Veja mais detalhes e acompanhe os resultados deste ano, a partir da página 68.

Agora, no final da Carta, relendo e pensando em como terminar, digo que esta edição expressa a missão de QUATRO RODAS de captar, entender e compartilhar a informação da forma mais clara, precisa e profunda possível. Para 2025, você pode esperar o mesmo compromisso de nossa parte e mais novidades em nossas premiações e conteúdos.
Boa leitura e boas festas!

Quatro Rodas
Paulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODAS (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.