Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Projeto de Lei pode aumentar CNH a 80 pontos para motoristas profissionais

Novo projeto ainda está em tramitação, mas prevê mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na penalidade para motoristas profissionais

Por Lucas Parente
Atualizado em 5 set 2024, 09h05 - Publicado em 5 set 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desde 1997, a Lei n° 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) limita o número de pontos necessários para a suspensão de um motorista profissional. É isso que o Projeto de Lei 2002/24, de autoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP), quer alterar.

    O projeto prevê penalidade de suspensão do direito de dirigir após o acúmulo de 80 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas profissionais. Seria o dobro dos pontos atuais.

    Atualmente, segundo o CTB, a suspensão da carteira pode ser aplicada sempre que o condutor atingir, no prazo de 12 meses: 20 pontos, caso tenham duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos, caso tenha uma infração gravíssima; ou 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima.

    Segundo o novo projeto de lei, o condutor poderá acumular até 80 pontos na CNH em um período de 12 meses e precisará apenas passar por um processo de reciclagem de direção.

    Radar de velocidade

    Continua após a publicidade

    Esse é um acréscimo muito grande ao que é aplicado atualmente. Para a perda da CNH, os motoristas terão de, no mínimo, dobrar as suas infrações para chegar perto dos 80 pontos dentro de um ano.

    Compartilhe essa matéria via:

    O argumento de Carla, autora do projeto, é fundamentado, principalmente, na nova realidade do Brasil em relação a fiscalização eletrônica de veículos.

    Continua após a publicidade

    “Os poucos radares instalados nas ruas estavam localizados em pontos reconhecidamente perigosos, onde a fiscalização ajudaria a reduzir os acidentes. Hoje, com a popularização dessa tecnologia, a instalação de radares se tornou comum, muitas vezes feita sem qualquer estudo prévio”, observa.

    Radar campeão de multas na Avenida Salim Farah Maluf
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Segundo a deputada, os motoristas profissionais ficam em situações de vulnerabilidade, pois, com os diversos radares espalhados pelas ruas, o acúmulo de pontos para a suspensão da CNH se torna mais fácil.

    Continua após a publicidade

    O número de radares é grande em muitas cidades. No entanto, esse aumento sobre o número de pontos abre uma prerrogativa muito perigosa em relação a infrações de trânsito mais graves. O PL ainda está em tramitação, deve ser analisado pela Câmara dos Deputados. Se aprovado, a proposta ainda precisará ser analisada e aprovada também pelo Senado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.