O Volkswagen mais popular do mundo teve 6,8 milhões de unidades produzidas em 2017.
O número impressionante ainda registrou uma queda em relação aos 7,2 milhões de unidades de 2016.
O detalhe é que não estamos falando do Volkswagen Polo ou do Golf. Na verdade, o VW mais vendido do mundo não chega perto dos 6,23 milhões de veículos faturados pela marca no ano passado.
Encheção de linguiça à parte, os salsichões produzidos pela VW chegaram aos 45 anos sendo sucesso de público – em sua maioria funcionários.
As currywurst fabricadas pela Volkswagen já são uma tradição nas principais unidades da empresa e sua história está diretamente ligada com a da montadora.
25 cm de alegria alemã
A primeira fábrica da Volkswagen foi erguida ainda durante o regime nazista em Wolfsburg, cidade especialmente criada para receber os trabalhadores da empresa responsável por produzir o carro do povo.
A parca infraestrutura da região fez com que a empresa precisasse produzir ela mesmo insumos para a linha de montagem, o que incluía alimento para seus funcionários. E isso nos leva ao tema deste post.
Segundo a cronologia oficial, o primeiro salsichão estreou no restaurante da fábrica em 1973.
Desde então, o produto passou a ser oferecido em diferentes unidades da Volkswagen e em eventos especiais, como no Salão de Frankfurt ou no encontro de entusiastas de Worthersee.
O currywurst clássico tem dois sabores, com 25 cm de comprimento e 170 gramas.
Mas para quem prefere medidas menores, há uma versão compacta de 12,5 cm e 85 g.
A carne de porco usada para a iguaria até hoje é produzida na Alemanha.
O sucesso do produto fez com que a Volkswagen passasse a vendê-lo em eventos, lojas dentro da fábrica e no Autostadt, complexo que reúne diferentes museus e exposições de clássicos em Wolfsburg.
A tradição do currywurst é tamanha que ele inclusive possui um número de peça (part number), como se fosse um componente de automóvel.
Longe do Brasil
Mas nem adianta ir até o concessionário mais próximo e pedir 5 kg da peça de número 199 398 500 A.
O salsichão da Volkswagen (e o ketchup desenvolvido especialmente para acompanhá-lo) não é vendido no Brasil. O alimento, inclusive, é raro de ser visto fora da Europa.
A ausência, no entanto, foi compensada na unidade de São Bernardo do Campo (SP).
Em determinadas épocas a empresa oferece salsichão em alguns dos diferentes restaurantes disponíveis na fábrica responsável pela produção de Polo e Virtus.