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Produção enxuta

Projetista da F-1 propõe novo sistema com menos etapas na linha de montagem

Por Gustavo Henrique Ruffo | Ilustrações William Mur
Atualizado em 9 nov 2016, 13h05 - Publicado em 26 fev 2014, 14h29
geral

A face mais visível da tecnologia na indústria está dentro dos automóveis, mas o processo de produção é algo que evolui tanto quanto o produto.Assim com os carros, a manufatura avança para tornar a atividade mais limpa, segura e econômica. Nos últimos tempos, muito se falou de estratégias de gestão, consórcios modulares, compartilhamento de plataformas. Mas a última novidade foi proposta pelo projetista Gordon Murray, pai de carros de Fórmula 1 e do mítico McLaren F1. Ele pensou num novo modo de produção que exige menos etapas de trabalho, atendendo a todos os objetivos perseguidos pela indústria há anos.

A primeira a adotar o conceito batizado de iStream foi aYamaha, que apresentou no Salão de Tóquio, no final de 2013, o primeiro carro construído pelo sistema. Trata-se do conceito Yamaha Motiv, um compacto que apresenta características que resultam do seu método de produção, como chassi tubular e carroceria com painéis plásticos.Veja ao lado os diferenciais e as vantagens desse novo jeito de fabricar automóveis.

CONCEITO ISTREAM CHASSI

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O sistema iStream contempla apenas duas fases. Na primeira, se contrói o chassi tubular, estrutura básica do carro.

MONTAGEM

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Depois, a estrutura recebe fiação, suspensões, direção, motor e as partes da carroceria (portas, capô e laterais), entregues na fábrica já pintados.

VERSATILIDADE

O iStream permite que carros diferentes sejam montados na mesma linha com o mesmo chassi e possibilita ainda que este chassi seja redimensionado para veículos de tamanhos diferentes, com baixo investimento de tempo, ferramentas e software.

CUSTO REDUZIDO

Como elimina duas das áreas mais complexas das fábricas, o iStream economiza o investimento pesado de instalação de prensas (pois troca as chapas por tubos prefabricados) e estações de pintura (substuídas por painéis já pintados pelo fornecedor). o chassi tubular é feito por máquinas que dobram as peças de metal e as soldam, mais barato e simples.

RECICLAGEM

Em qualquer fase do projeto do carro, é possível atualizá-lo – desde o design até o conteúdo, a partir da simples troca dos painéis da carroceria e da inserção de novos equipamentos. Detalhe: de volta à linha de montagem, até o modelos antigos também podem passar por essa transformação.

MENOS ÁREA

A montagem simplificada e a necessidade de uma estrutura menor permitem que a fábrica tenha 20% do tamanho de uma indústria comum. Com isso, elas podem ser instaladas em áreas próximas aos centros de consumo, gerando custos menores de frete.

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LIBERDADE

Um mesmo veículo pode ser montado com diferentes componentes desde estrutura e carroceria (substituindo aço e plástico por materiais compostos, como carbono) até o motor (combustão, híbrido e elétrico) e sistemas agregados.

PRODUTO FINAL

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Com 2,69 metros de comprimento, 1,47 de largura, 1,48 de altura, o conceito Yamanha Motiv é um compacto urbano, de dois lugares, movido por motor elétrico de 33 cv, alimentado por baterias de íons de lítio, de 8,8 kWh. Pesa 730 kg. Vai de 0 a 100 km/h em cerca de 15 segundos, atinge 105 km/h de velocidade máxima e tem autonomia de 160 km, segundo a fábrica.

MÉTODO TRADICIONAL

Complexo e caro, modo de produção convencional prevê, pelo menos, quatro etapas básicas, com emprego de máquinas e mão de obra especializadas

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As quatro fases clássicas da indústria

Estampagem das peças


Soldagem (sem portas, capô e teto)

Pintura (tratamento, primer, base e verniz)

Montagem

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