Primeira nova Mitsubishi L200 Triton feita no Brasil é um carro de rali
Triton Ultimate Racing foi desenvolvida no Brasil e tem motor V8 de 450 cv, e câmbio sequencial de seis velocidades
A nova Mitsubishi L200 Triton já é fabricada no Brasil. Ou quase isso. A nova geração da picape média é a inspiração para a carroceria do novo carro da marca que está sendo desenvolvido e construído no país para competir em provas do circuito mundial de Rally Raid, como o Sertões e o Dakar.
Trata-se da L200 Triton Ultimate Racing, desenvolvida em parceria com a Spinelli Racing, preparadora e fabricante de veículos de competição. A empresa pertence ao piloto Guiga Spinelli, maior campeão do Rally dos Sertões entre os carros, com cinco títulos, e duas vezes top 10 no Rally Dakar.
O projeto começou há menos de um ano, logo após o encerramento da edição 2023 do Rally dos Sertões e envolve cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas, além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que de dedicam diariamente ao projeto, na sede da Spinelli Racing, no Velocittá.
Há poucos fabricantes de veículos desse tipo no mundo e esse tem projeto nacional, mas que segue o regulamento internacional.
O chassi é feito de cromo molibdênio e recebe motor V8 5.0 de 450 cv com injeção eletrônica Motec integrada ao módulo elétrico do veículo, o que simplifica a elétrica do carro. O câmbio é sequencial de seis velocidades da marca Sadev e há diferenciais Xtrac, suspensão com dois amortecedores Reiger por roda e pneus de 37“.
A carroceria da L200 Triton Racing Ultimate é construída em fibra de carbono e kevlar, combinação que garante leveza e resistência. O teaser divulgado pela Mitsubishi revela que o visual segue o mesmo da nova geração da Mitsubishi L200 Triton, que está com lançamento confirmado para o Brasil, mas ainda sem data.