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PRF já usa drones para multar motoristas em rodovias brasileiras

Caso o agente da Polícia Rodoviária Federal identifique a infração pelas imagens, pode autuar o condutor de forma remota, sem a necessidade de abordagem

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 set 2024, 07h51 - Publicado em 28 set 2024, 07h50
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  • ULTRAPASSAGEM PROIBIDA
     (PRF/Reprodução)

    Novos radares que multam a até 100 metros de distância já dificultam a vida de quem freia em cima do radar. Agora, a tecnologia também vai ampliar a fiscalização de outros tipos de infração como falar no celular dirigindo, não usar o cinto de segurança e ultrapassagens proibidas. A nova ferramenta? Drones!

    A Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais postou em sua conta do Instagram um vídeo que mostra a fiscalização da Rodovia BR-262 realizada por meio de drone. Inclusive, é um dos vídeos da conta com maior visualização com cerca de 830.000 views. 

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    Nas imagens é possível ver um automóvel e depois um caminhão realizando ultrapassagens proibidas (em faixa contínua) na BR-262. Ambos os veículos são parados posteriormente por agentes da PRF, que fazem a autuação.

    O valor da multa por ultrapassar em faixa contínua é de R.467,35 com 7 pontos lançados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conforme o Art. 203 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Em caso de reincidência da multa em até 12 meses, a penalização é aplicada em dobro, chegando a R.934,70.

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    A primeira pergunta que deve vir à cabeça do leitor é se essa prática é permitida por lei e a resposta é: sim.

    A resolução 909 do Contran autoriza a fiscalização e autuação por meio de videomonitoramento pelos agentes reguladores. A única ressalva é que a via deve estar devidamente sinalizada, ou seja, há a necessidade de placas que informem que há fiscalização via videomonitoramento, conforme a foto abaixo.

    PRF INFRAÇÃO

    O coordenador geral de segurança viária da Polícia Rodoviária Federal, Jeferson Almeida, informa que a utilização de drones não é feita em larga escala no Brasil, mas a PRF tem alguns equipamentos à disposição.

    “É importante ressaltar que a nossa prioridade é uma fiscalização por abordagem policial, mas há algumas condições que o uso de drones permite um monitoramento mais efetivo”, disse Almeida, em entrevista exclusiva à QUATRO RODAS. 

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    Entre as condições adversas estão rodovias de pistas simples com muitas curvas, trechos em obras ou até com trechos sem acostamento, que impede a permanência da viatura da PRF no local.

    PRF INFRAÇÃO

    “Além dos drones utilizamos as câmeras fixas de videomonitoramento das rodovias concedidas para a fiscalização das rodovias. A tecnologia virou uma aliada”, afirma Almeida, que indica que já existe uma câmera com IA (Inteligência Artificial) na Bahia, que reconhece e avisa quando o condutor está no celular ou mesmo sem cinto de segurança.

    Ultrapassagem perigosa

    O coordenador da PRF também esclarece que houve um declínio no número de acidentes graves e fatais nas rodovias brasileiras de 2013 até 2018, porém as ocorrências tiveram um pequeno aumento de 2018 para 2024 e esse dado gera preocupação.

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    “A maioria dos acidentes graves ou fatais no Brasil é por imprudência humana e o foco de aumentar a fiscalização é com o objetivo de reduzir drasticamente esses números. Se todos os motoristas seguirem a lei teremos uma redução dos acidentes. O nosso objetivo dentro da PRF sempre foi esse”, conclui Almeida.

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