Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Presidente da Ford sugere que Bronco elétrico está a caminho

Ao ser especulado sobre um modelo totalmente elétrico do novo Bronco, CEO da Ford responde com mensagem um tanto enigmática em seu twitter.

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 12 Maio 2021, 14h45 - Publicado em 12 Maio 2021, 08h00
O Ford Bronco 2021 foi confirmado para o mercado brasileiro, mas ainda não tem data de chegada
O Ford Bronco 2021 foi confirmado para o mercado brasileiro, mas ainda não tem data de chegada Divulgação/Ford

Após a Ford confirmar que a versão aventureira do Bronco contará com mais potência que o esperado, foi a vez do presidente da companhia aproveitar o sucesso do modelo, sugerindo que uma versão elétrica do jipe também está a caminho.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A dica veio quando um usuário do Twitter resolveu perguntar diretamente ao CEO da Ford, Jim Farley, o porquê da montadora não tem plano para um Bronco elétrico. Em resposta, Farley foi um tanto astuto e enigmático: “por que você acha que não temos?”, disse ao usuário que, curiosamente, respondia pelo nome de usuário “Powered By Tesla”.

É claro que a empresa de Detroit não entregaria o ouro de seus projetos futuros em um tuíte, mas vale lembrar que, em julho do ano passado, um vídeo vazado do painel de instrumentos do novo Bronco revelada um modo de condução elétrica, alimentando especulações acerca de uma variante híbrida.

tweet ceo ford Jim Farley
Jim Farley não foi direto em sua resposta, abrindo ainda mais espaço para especulações. Reprodução/Twitter

A ideia de um Bronco elétrico ou híbrido não parece coisa de outro mundo: concorrente direto do modelo, o Wrangler Magneto é a versão totalmente elétrica do off-road da Jeep, previsto às lojas em 2022. Paralelamente, a Ford confirmou a F-150 Lightning, variante exclusivamente eletrificada de sua icônica picape.

Ford Bronco frente 2
O Bronco 2021 fez um enorme sucesso nos EUA, e recebeu 165 mil pedidos de reserva nas três semanas posteriores ao seu anúnicio. Divulgação/Ford

Segundo relatório não-oficial, dado ao site Motor1 em agosto de 2020, a versão híbrida do Bronco 2021 teria um viria com motor EcoBoost V6 3.0 junto a unidade elétrica e transmissão automática de dez marchas. Essa combinação geraria algo em torno de 456 cv e chegaria ao mercado até o início de 2022.

Um dos motivo para que o Bronco híbrido ainda não tenha sido anunciado pode ser a dificuldade em adaptar um veículo projetado para atravessar rios e terrenos hostis a um powertrain eletrificado. Apesar da experiência em modelos como o Mustang Mach-E, o desafio no caso dos fora-de-estrada é maior e, no caso do Wrangler Magneto, as baterias foram isoladas em espessa proteção à prova d’água.

Frente Ford Bronco 2021 3
As concessionárias exclusivas do Bronco terão como principal foco a venda de acessórios, que representam parcela importante no lucro de cada SUV vendido Divulgação/Ford

Existe também o rumor de que a Ford estaria pensando em transformar o Bronco em uma sub-marca própria, o que reforçaria a possibilidade EV. Esse ano, a empresa americana já anunciou que abrirá ao menos 100 concessionárias exclusivas da família, oferecendo decoração e showroom exclusivos. A chegada de mais versões do abriria ampliaria o leque de opções para prolongar a “febre do Bronco”, que começou com o anúncio desde o anúncio de sua nova geração, após 25 anos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade