O prêmio World Car Awards (WCA) anunciou os vencedores da edição 2016. O prêmio é organizado por 73 jornalistas automotivos renomados de 23 países diferentes para eleger os melhores carros do planeta. Após as coletivas de imprensa realizadas no Salão de Nova York, o júri selecionou os melhores carros em cada categoria da edição 2016 do prêmio, inclusive na de maior prestígio, a World Car of The Year (O Carro do Ano). Boa parte dos vencedores e concorrentes já passou pelas mãos da QUATRO RODAS – confira nos links que seguem abaixo.
LEIA MAIS:
>> Consumer Reports elege os melhores carros à venda nos EUA
>> Japão terá apenas três marcas de carro em 2020, diz especialista
>> Top Ten: opcionais que valem tanto quanto o carro
Carro do ano – Mazda MX-5
O grande vencedor foi o Mazda MX-5, roadster que já está na quarta geração e que carrega uma legião de fãs pelo mundo. “Com o lançamento do seu novo MX-5, a Mazda esqueceu o design da última versão e voltou às origens – que remetem basicamente ao modelo de 1989. Mais curto, mais baixo, mais largo e – mais importante – mais leve, o novo MX-5 vem com a promessa de resgatar o termo “Jinba Itai”- que significa a conexão entre o carro e motorista. E sim, ele ainda é um dos carros com melhor dirigibilidade disponíveis”, afirma o júri. O SUV Mercedes-Benz GLC ocupou na segunda colocação, enquanto os novos Audi A4 Sedan e A4 Avant ficaram em terceiro.
Carro de luxo do ano – BMW Série 7
Lançado no Salão de Frankfurt de 2015, o BMW Série 7 arrematou o prêmio de “Carro de Luxo do Ano” por manter viva a identidade da marca, além de trazer tecnologias como controle por gestos. “Este é o modelo topo de gama representa o ápice em termos de tecnologia, design e desempenho. E o novo Série 7 é muito mais do que a nova cara de design da BMW – ele consegue ao mesmo tempo já ser um clássico. Sua dirigibilidade é fenomenal devido à sua nova gama de motores, além de ter uma condução esportiva dinâmica não encontrada nos concorrentes.” diz um jornalista que compõe o júri. O pódio foi completado pelo tecnológico Volvo XC90 em segundo e outro SUV sofisticado, o Audi Q7, em terceiro.
Carro esportivo do ano – Audi R8 Coupé
Pela terceira vez, o Audi R8 Coupé conquistou o prêmio de melhor esportivo. “Sem dúvida, o Audi R8 inspirado no conceito Le Mans foi o supercarro mais desejado da década. No entanto, apesar de sua herança das competições e tecnologia de ponta, é um carro surpreendentemente fácil de dirigir – rápido ou devagar”, observa um dos jurados. O Mercedes-AMG C63 Coupé ficou na segunda posição, com o Honda Civic Type R em terceiro.
Design de carro do ano – Mazda MX-5
Além de ganhar como “Carro do Ano”, o Mazda MX-5 abocanhou o título de “Design do Ano”. A segunda colocação ficou com o belo sedã Jaguar XE (foto) e a terceira com desconhecido (para nós) utilitário compacto Mazda CX-3.
Carro verde do ano – Toyota Mirai
Dono de um desenho controverso, o Toyota Mirai, primeiro automóvel movido a hidrogênio de série no mundo com autonomia de até de 500 km, conquistou o prêmio de “Carro Verde do Ano”. Completam o pódio os híbridos Toyota Prius e Chevrolet Volt.