A Hyundai Motor Brasil (não confundir com a Caoa) acaba de anunciar os preços do SUV compacto Creta, começa a chegar às lojas na próxima semana. O modelo mais acessível, com motor 1.6 e câmbio manual, começa em R$ 72.990 – além disso, há uma versão 1.6 com câmbio automático exclusivo para portadores de necessidades especiais, por R$ 69.990.
Creta 1.6 Attitute MT | R$ 72.990 |
Creta 1.6 Pulse MT | R$ 78.290 |
Creta 1.6 Attitude AT | R$ 69.990 (só para PNE) |
Creta 1.6 Pulse AT | R$ 85.240 |
Creta 2.0 Pulse AT | R$ 92.490 |
Creta 2.0 Prestige AT | R$ 99.490 |
Além das duas opções de motores (1.6 e 2.0) e dois câmbios (manual de seis marchas e automático também com seis marchas), serão oferecidas três configurações de acabamento (Attitude, Pulse e Prestige).
Baseado na plataforma de Elantra, i30 e do Kia Soul, o Hyundai Creta tem 4,27 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e 2,59 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 431L. Se por um lado as dimensões estão na média do segmento, por outro é poucos centímetros menor que o velho Tucson. Mas as linhas retas e imponentes fazem o Creta parecer maior ao vivo.
Diferentemente dos carros vendidos na China, Índia e Rússia, os Creta nacionais trazem para-choques, grade e lanternas exclusivos, com direito a leds nos conjuntos ópticos.
Por dentro sim há uma familiaridade com o HB20. O painel reúne a central multimídia com tela de 7″ e as saídas de ar-condicionado centrais em um único nicho, com os comandos de ar-condicionado – que pode ser digital – logo abaixo.
Há dois quadros de instrumentos: um muito parecido com o do HB20, com tela de LCD, e outro com tela de TFT colorida com informações mais completas.Versões mais caras têm bancos com couro, marrom, combinando com a parte central do painel.
Desde a versão de entrada, o Creta terá sistema start-stop, direção elétrica, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, volante com regulagem de altura e profundidade, dois airbags, sinalização de frenagem de emergência (ESS), rodas de liga leve aro 16″ e monitor de pressão dos pneus e sistema Isofix.
O Pulse 1.6 ganha controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC) e sensor de estacionamento traseiro, enquanto a versão automática soma piloto automático (controle de velocidade) com comandos no volante e rodas aro 17″. Na sequência, o Pulse com motor 2.0 AT ganha faróis do tipo projetor, luzes de posição e DRL de leds, faróis com iluminação lateral Cornering Light, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e abertura e fechamento dos vidros elétricos pela chave.
Por fim, a Prestige 2.0 AT recebe acabamento de couro marrom, seis airbags (os dois obrigatórios mais os laterais e de cortina), banco do motorista com ventilação, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com controle de funções do veículo, retrovisores rebatíveis eletricamente, faróis automáticos, tela touchscreen de 7 polegadas com GPS e câmera de ré.
Apesar de ter versão com motor 1.6, o Hyundai Creta não compartilha motor com o HB20. Usa o 1.6 16V com duplo comando variável de válvulas para admissão e escape (o HB20 tem apenas para admissão) e sistema de patida a frio sem tanquinho. Gera 130/123 a 6.300 rpm e torque de 16,5/16,0 kgfm a 4.850 rpm. Será combinado com câmbios manual e automático de seis marchas.
Além dele há o mesmo motor do ix35, o 2.0 16V flex também com duplo comando variável que entrega 166/156 cv a 6.200 rpm e torque de 20,5/19,1 kgfm a 4.700 rpm. O câmbio é sempre o automático de seis marchas.
Os preços estão na média dos principais concorrentes. A versão Pulse 1.6 com câmbio automático sai por R$ 85.240, enquanto o Honda HR-V 1.8 LX com câmbio CVT sai por R$ 86.800.
No caso do HR-V, a versão mais vendida é a intermediária EX 1.8 CVT, hoje tabelada em R$ 93.000. O valor é bem semelhante ao que a Hyundai irá pedir pelo Creta Pulse 2.0 automático (R$ 92.490).