A Apple está trabalhando para ter a experiência do CarPlay já embarcada nos carros, independente da conexão com um iPhone. O projeto vem sendo feito em colaboração direta com montadoras como a Porsche e a Aston Martin, e resultará em uma interface personalizada do CarPlay, oferecendo uma fusão entre a Apple e a identidade de cada fabricante.
Esse Apple Carplay embarcado nos carros da Porsche e Aston Martin terão aspecto familiar ao da interface disponibilizada para todos os usuários do iPhone, mas estará integrado não apenas à tela da central multimídia, mas a todos os displays presentes nos veículo específico. A interface não é apenas funcional, mas também uma expressão visual de cada fabricante.
A interface CarPlay da Porsche revela os medidores circulares no cluster e um papel de parede que imita o padrão de tecido houndstooth da marca, criando exclusividade. A Porsche, conhecida por sua abordagem orientada para o desempenho, traz essa personalidade para a interface CarPlay, oferecendo uma integração estilizada com a esportividade.
Por sua vez, a Aston Martin opta por um caminho que reflete a elegância britânica nos detalhes. Incluindo uma tela central de informações com um velocímetro circular. Acompanhado com o texto envolvente “Fabricado à mão na Grã-Bretanha”, destacando o artesanato associado à marca.
Embora o CarPlay de próxima geração da Apple exija um iPhone para compartilhar informações relacionadas ao aplicativo, a novidade é a independência do carro para fornecer dados específicos de direção. A Apple enfatiza que os iPhones conectados não armazenam nem rastreiam essas informações veiculares.
Essa integração permitirá que o CarPlay exiba informações do sistema de infoentretenimento nativo do veículo, como dados sobre a pressão dos pneus e outras funcionalidades.
Embora a Porsche não tenha divulgado detalhes específicos sobre o lançamento dessa atualização CarPlay em seus modelos, a Aston Martin compartilhou que a configuração de próxima geração da Apple será compatível com seu mais recente sistema, programado para estrear em 2024 no cupê DB12 e no conversível DB12.
Considerando as conexões corporativas da Porsche com o Grupo Volkswagen e da Aston Martin com a Lucid e a Mercedes, é possível prever que essa tecnologia será integrada a outras marcas em um futuro próximo, tal como o Android já está embarcado em carros da Honda e da Volvo.