Porque a nova Mitsubishi L200 passou a se chamar Triton
Apelo popular do nome Triton fez a Mitsubishi rever sua estratégia no Brasil; nome L200 evitou o lançamento da Strada japonesa no Brasil
Lançada em 1978, a Mitsubishi Forte teve seu projeto acompanhado de perto pela Chrysler, que venderia aquela picape como Dodge e Plymouth nos Estados Unidos. Era um carro para exportação e tinha um nome próprio para isso: Mitsubishi L200. É um nome sem significado, apenas uma forma de alinhar a picape ao caminhãozinho L100 e à van L300 fora do Japão, mas o nome pegou e, no Brasil, durou até agora.
A Mitsubishi L200 só chegou ao Brasil em 1992, no final da sua segunda geração. O que não se imaginava é que o nome que aquela picape quadradona estabeleceu no Brasil seria superado por um sobrenome que surgiu apenas em 2007: Triton.
Pois é esse o argumento da Mitsubishi para abandonar o nome L200 a partir da sexta geração da picape média, que está sendo lançada no Brasil agora. A fabricante percebeu que uma grande parcela dos brasileiros trata sua picape apenas como Triton. E assim foi feito: esta é a nova Mitsubishi Triton.
Essa transição já havia sido feita em outros mercados no passado e, a nível global, ainda não foi encerrada. Ainda há muitos mercados onde a nova geração é vendida como L200 Triton, como México e África do Sul.
Ainda não é o fim definitivo da Mitsubishi L200 porque a quinta geração da picape seguirá à venda no Brasil. Contudo, como a nova geração já é fabricada no Brasil e até chegou custando mais barato (o que forçará a empresa a dar descontos), essa transição será bastante rápida. O Proconve L8 forçará o fim da produção do modelo antigo até o fim de dezembro.
Com essa mudança, a Mitsubishi poderá ficar com sua gama um pouco mais organizada. Isso porque suas manobras para manter duas gerações à venda fez com que a quinta geração fosse lançada como L200 Triton Sport, um meio de diferenciação para as L200 Triton mais básicas.
A Strada da Mitsubishi
Se não tivesse adotado um nome exclusivo para exportação, a Mitsubishi L200 poderia ter evitado que a Fiat lançasse a Strada no Brasil. Isso porque a segunda geração da picape média da Mitsubishi foi lançada no Japão com o nome Strada. Em outros países, como a Tailândia, adotou o nome L200 Strada. Esse nome seguiu em uso até o lançamento da primeira Triton, em 2006.