Plataforma modular transforma carros antigos em elétricos de 600 cv
Zero Labs propõe solução para manter modelos antigos em circulação com plataforma modular que subtituirá todos os componentes de antigos
![Zero-Labs-Classic-Platform-6 bronco](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Zero-Labs-Classic-Platform-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Se o futuro do mundo dos automóveis parece cada vez menos amigável aos modelos mais antigos, aos poucos algumas soluções vêm aparecendo para permitir que carros clássicos possam continuar a rodar. Isso porque eles já deixaram de se encaixar nas normas antipoluição modernas há muito tempo, e muito possivelmente poderão ter a circulação totalmente proibida em alguns países.
Para quem fizer questão de manter seus “antiguinhos” na rua, a opção pode soar um bocado drástica, ainda que funcional. A Zero Labs vem desenvolvendo uma plataforma modular com propulsão elétrica que pode salvar modelos mais antigos do confinamento em garagens pelo mundo.
A empresa promete simplesmente substituir toda a base antiga de jipes, picapes e até Porsches antigos por sua estrutura nova, deixando apenas a “casca” com a aparência original.
![Zero-Labs-Classic-Platform-2 bronco](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Zero-Labs-Classic-Platform-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A solução da Zero vai além de apenas substituir o motor a combustão por um elétrico, prática que já vem se tornando comum. Toda a base do carro é substituída, e a plataforma é ajustada de acordo com as características originais e dimensões do modelo antigo.
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Por enquanto, a empresa já confirmou que terá plataformas para quatro categorias. Uma para 4×4 clássicos feitos entre 1947 e 1975, outra para esportivos anteriores a 1975, uma para cupês de duas portas feitos entre 47 e 75 e a última para picapes também até 1975.
Futuramente a Zero Labs acena para os Porsches refrigerados a ar, as Ford F100 dos anos 1950 e até os Mustang dos anos 60.
Já existem dois protótipos para demonstração das possibilidades. Um Ford Bronco e um Land Rover clássico. Haverá, também, kits de conversão para os Defender 110, Ford F-150 e até Toyotas FJ, o nosso conhecido Bandeirante.
Além da mudança radical na fonte de energia, o novo conjunto poderá revolucionar o rendimento desses modelos. Isso porque os motores poderão ultrapassar a casa dos 600 cv, dependendo da configuração.
![Zero-Labs-Classic-Platform-10 zero labs](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Zero-Labs-Classic-Platform-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já as baterias poderão ter autonomia máxima ao redor de 380 km para os maiores pacotes. Os modelos também serão compatíveis com as tecnologias mais recentes de recarga rápida e controle de temperatura das células voltaicas.
A Zero Labs também se preocupou em melhorar o comportamento dinâmico dos antigos. As plataformas terão distribuição de peso próxima do equilíbrio total, bem como suspensões independentes nos dois eixos e amortecedores esportivos. Até freios da Brembo poderão ser incluídos.
![Zero-Labs-Classic-Platform-5 Zero Labs](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Zero-Labs-Classic-Platform-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E toda essa transformação poderá ser feita em apenas 30 dias, segundo a empresa.
Ainda não há preços para as conversões, nem uma data muito precisa para a conclusão dos primeiros carros. Por ora, a Zero Labs se limita a dizer que o projeto ficará pronto no segundo semestre de 2021.
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![capa_739_insta Capa 739](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/11/capa_739_insta-e1605972607727.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)