Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

PL quer acabar com multa por rodízio para carros de outras cidades

Além disso, o projeto de lei também anulará multas passadas, evitando que motoristas e veículos sejam penalizados

Por João Vitor Ferreira
30 jun 2023, 19h42

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que proíbe multas municipais de rodízio para carros de outras cidades. No Brasil, a única cidade que usa esse sistema é São Paulo, que tem como objetivo diminuir a circulação de carros nos horários de pico, proibindo que carros com determinado final de placa circulem pelo centro expandido da capital paulista.

De acordo com Capitão Augusto (PL-SP), autor da proposta, “É inviável exigir-se que o morador de uma cidade, ao transitar, tenha que saber sobre restrições municipais vigentes nas outras, em especial a proibição de circulação de carros com determinado final de placa”.

rqadar
(Michael Melo/Quatro Rodas)

Além de proibir a aplicação de novas penalidades, o texto ainda prevê a anulação de multas anteriores de modo que elas não poderão gerar qualquer tipo de restrição ao veículo ou ao motorista.

Continua após a publicidade

“A aplicação de multas de trânsito por municípios diferentes gera transtornos para os proprietários de veículos que precisam se deslocar para outras cidades a trabalho ou lazer”, acrescentou o deputado.

Compartilhe essa matéria via:

A PL está tramitando em caráter conclusivo, ou seja, será votado apenas pelas comissões que foram designadas para analisá-lo, dispensando a deliberação do Plenário. A análise do texto ficará a cargo das comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.