Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Picape média da GWM será diesel e híbrida e estreia no Brasil ainda em 2025

Fábrica brasileira já está preparada para a picape e também para um SUV com mesmo chassi e mesma mecânica contra Toyota SW4

Por Henrique Rodriguez, de Xangai (China)
Atualizado em 25 abr 2025, 09h04 - Publicado em 25 abr 2025, 09h00
GWM Poer Diesel e híbrida
GWM Poer (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O lançamento da GWM Poer no Brasil está marcado para o inicio do segundo semestre e tem uma novidade: além da motorização híbrida plug-in, já prevista anteriormente, também terá versões com motor turbodiesel. Isto, porém, não significa que sua estreia será como carro nacional.

O planejamento original da GWM era ter a picape Poer (lê-se ‘póuer”) como seu primeiro carro nacional, mas tudo mudou. A produção em pré-série na fábrica de Iracemápolis (SP) pode começar ainda em maio mas com a montagem das quatro versões GWM Haval H6, ainda com quase toxas as peças importadas. O sucesso do SUV híbrido lhe garantiu a prioridade na produção nacional.

GWM Poer Diesel e híbrida
GWM Poer (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O início da produção nacional da GWM Poer é apenas uma questão de tempo, porque a fábrica está pronta para isso. Mas o lançamento será com unidades importadas. A empresa apenas não decidiu se o início das vendas da picape média no Brasil será com as versões híbridas plug-in ou turbodiesel. Mas a gama de versões será completada em poucos meses.

Demanda brasileira

Cada motorização da Poer terá seu público bem definido, além de visual exclusivo. Versões híbridas plug-in são mais adequadas ao uso urbano e de lazer, enquanto as versões a diesel cumprem com as demandas do consumidor tradicional de picapes, que faz longas viagens, transporta carga e depende da tração 4×4 por longos períodos. Por isso as híbridas terão visual e acabamento mais sofisticado. 

GWM Poer Diesel e híbrida
Motor 2.4 turbodiesel da GWM foi lançado em meados de 2024 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A GWM diz que as Poer a diesel sempre foram consideradas para o mercado brasileiro, mas alguns fatores motivaram a empresa a não apostar apenas na motorização híbrida plug-in. Um deles é que as vendas da Ford Maverick Hybrid e da BYD Shark no Brasil não são expressivas.

Outro é que as concessionárias GWM do nordeste e do centro-oeste pediram a picape a diesel e essa demanda também foi percebida em pesquisas. “A oferta da picape a diesel também ajuda a interiorizar a marca”, defendeu o Diretor de Assuntos Instrucionais da GWM, Ricardo Bastos.

O atraso no lançamento frente ao planejamento original ao menos garantirá um motor mais moderno. As GWM Poer a diesel serão equipadas com o motor GW4D24, um 2.4 turbodiesel lançado há menos de um ano e que no mercado global gera 184 cv e 48,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm. Como o Brasil tem legislação de emissões diferentes, esses números ainda mudarão (podendo melhorar, inclusive), mas o câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4 estão garantidos para a picape.

Continua após a publicidade

Motorização híbrida

GWM Poer Diesel e híbrida
Motorizações híbridas sempre são combinadas com motor 2.0 turbo a gasolina (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Quanto às versões híbridas, a GWM definiu as a motorização híbrida plug-in (PHEV) com o motor 2.0 turbo a gasolina, o mesmo que equipa o GWM Tank 300 recém-lançado no Brasil e que estará no Wei 07, que será lançado em agosto.

GWM Poer
GWM Poer (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
GWM Poer Diesel e híbrida
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A Poer PHEV tem 408 cv e 77,9 kgfm, números muito próximos do conjunto que já está homologado para o Tank 300 no Brasil com 394 cv. A bateria de 37,1 kWh permite uma autonomia elétrica de 110 km e pode ser recarregada a até 50 kW (DC). Seu câmbio ainda é o automático de nove marchas.

GWM Poer Diesel e híbrida
GWM Poer (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A GWM Poer é bem grande. São 5,40 m de comprimento e 1,88 m de largura, 1,93 m de largura e 3,23 m de entre-eixos, com versões a diesel levando mais de 1.000 kg de carga quando com motor a diesel. Mas as medidas poderão ter pequenas alterações em virtude do design escolhido para cada configuração mecânica.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Na China, as versões híbridas têm interior mais sofisticado, com acabamento macio em mais partes da cabine, faixa que imita madeira no painel e até mesmo ajuste elétrico no banco traseiro que permite que o encosto recline mais para o conforto dos passageiros. As versões a diesel têm até central multimídia menor nas unidades vendidas na China.

GWM Poer Diesel e híbrida
GWM Poer (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Também há características distintas, como a possibilidade de abertura da tampa da caçamba para a lateral em duas partes, como na Fiat Toro. Além disso, há um compartimento secreto para ferramentas na coluna C, por trás da moldura das portas.

Na fase atual, a fabricante está fazendo os últimos ajustes no carro e no acerto da suspensão. A última alteração foi para eliminar um comportamento saltitante na suspensão traseira quando sem passageiros no banco traseiro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.