Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Picape de 20.000 kg e dois motores diesel redefine noção de brutalidade

Monster truck criado por americano está cotado para se tornar o novo recordista do mundo e só espera as medições oficiais do Guinness

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 8 set 2021, 10h01 - Publicado em 8 set 2021, 10h00
monster max
Reprodução/Internet

Quem conhece sabe que por si só os monster trucks já são impressionantes. Essas caminhonetes gigantes são especialmente modificadas para passar por cima de qualquer coisa que esteja em seu caminho. Mas mesmo para esse universo de exageros, o Monstermax 2 consegue sair totalmente da curva.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Esse nada mais é do que um dos maiores — se não o maior — caminhão-monstro do mundo. A ideia surgiu do youtuber Cody Detwiler, conhecido na internet como WhistlinDiesel. E sim, como o nome sugere, esse não é o primeiro Monstermax criado por ele.

Para a segunda versão do seu monster truck, o americano decidiu ir ao extremo. Começando pelos pneus Goodyear OPTITRAC LSW 1400 / 30R46, projetados para trabalhos agrícolas, cada um pesa mais de 680 kg.

Os mais parrudos são os eixos, que juntos somam cerca de 11,8 toneladas. Para fixar as rodas especialmente modificadas nessas estruturas, foram usados 36 porcas de roda em cada um, o que para o criador foi muito.

Continua após a publicidade

Claro que os motores também são exageradamente potentes. O par de propulsores a diesel Duramax, produzido pela DMAX (joint venture formada pela GM e a Isuzu) gera aproximadamente 710 cv cada e são alimentados por um tanque de combustível de 75 litros. Além disso, o Monstermax 2 tem ainda duas transmissões e incontáveis coolers para resfriá-las.

monster max 1 e 2
Comparação entre o Monstermax 1 e 2 Reprodução/Internet

Infelizmente, nem tudo pode ser perfeito. Detwiler ficou um pouco decepcionado por não encontrar a buzina perfeita. Ao invés de uma grande corneta de navio cargueiro ou cruzeiro, ele teve que se contentar com a de um barco de guerra. “É meio baixo”, reclama o construtor depois de tocar a buzina.

buzina monster max 2
Buzina “silenciosa” do Monstermax 2 Reprodução/Internet

Claro que o caminhão precisa ser funcional. Para isso, foi instalado um gancho que aguenta 1.360 kg. Detwiler conta que essa foi a primeira peça comprada para montar o Monstermax 2, junto do par de eixos.

Ao todo, estima-se que o Monstermax 2 pese mais ou menos 22,6 toneladas. Só de solda, o criador calcula que foram necessários mais de 450 kg. Quanto a altura, em uma estimativa feita pelo site Motor Trend, é provável que ele tenha, pelo menos, 4,2 m. O cálculo foi feito baseando-se na altura de Detwiler, que tem mais ou menos 1,80 m.

mionster truck monster max
Usando essa imagem como base, é possível calcular que o caminhão tenha um pouco mais do que duas vezes o tamanho do seu criador Motor Trend/Reprodução

Os números oficiais ainda não foram registrados. Atualmente, o recorde do Guinness pertence ao também americano, Bob Chandler e seu caminhão Bigfoot 5, com 4,72 metros de altura e 17.232 kg.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas

Capa quatro rodas 748 agosto 2021
Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
Clique e Assine
Continua após a publicidade
Publicidade