Clique e assine por apenas 8,90/mês

Peugeot 208 vence o Car Design Award 2019; QUATRO RODAS foi jurada

Prêmio realizado pela Auto&Design desde 1984 tem QUATRO RODAS como única representante latino-americana no júri

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 19 jun 2019, 20h08 - Publicado em 19 jun 2019, 20h01
Novo Peugeot 208 é o carro mais bonito do ano, de acordo com o Car Design Awards Divulgação/Peugeot

A nova geração do Peugeot 208 recebeu o prêmio Car Design Award, promovido pela revista Auto&Design, pelo melhor design de carro de produção. Mazda3 e o Pininfarina Battista ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

O troféu de melhor design de carro-conceito foi para o Alfa Romeo Tonale, seguido pelo Peugeot E-Legend e pelo Citroën Ami One. Mas a Citroën teve sua identidade de design (e também sua equipe de design) premiada pelo júri, com Mercedes-Benz e Mazda fechando o pódio da categoria. 

Novo 208 teve seu design inspirado no 205 GTI Divulgação/Peugeot

O Car Design Award é considerado o Oscar do design automotivo e seus vencedores são decididos por um júri de especialistas que representam as mais prestigiadas publicações automotivas do mundo, entre as quais está QUATRO RODAS, única representante da América Latina.

As considerações do corpo de jurados sobre cada um dos vencedores:

Continua após a publicidade

Carros de produção: Peugeot 208
“Com o 208, a Peugeot demonstrou que o design poderia desempenhar um papel crucial na transformação de um carro pequeno em um carro de luxo. Enquanto o exterior reinterpreta as proporções do lendário 205 GTI, a traseira se reconecta imediatamente com o SUV 3008. O interior também surpreende, com componentes de modelos maiores e o primeiro quadro de instrumentos 3D em um carro de produção”.

Tonale tem os faróis deslocados para o meio da frente Divulgação/Alfa Romeo

Carro-conceito: Alfa Romeo Tonale
“Em vez de se inspirar no design do SUV médio Stelvio, a Alfa Romeo disse que a inspiração para o SUV compacto Tonale foi o cupê Giulia GT. O Tonale tem proporções esportivas, mas evita o truque do teto claramente descendente, típico de muitos SUVs-coupés contemporâneos. Os faróis reduzidos a uma fina barra de luzes dão um papel mais proeminente ao icônico “cuore” da marca italiana, em um design que é ao mesmo tempo simples, mas cheio de emoção e esportividade ”.

Novo Citroën C3 Aircross Divulgação/Divulgação

Identidade de marca: Citroën
“A Citroën evoluiu sua peculiar linguagem de design nascida com o C4 Cactus e suas Air Bumps em uma filosofia de design mais palatável, criada para dar à marca francesa uma sensação familiar de alegria que agora inclui o pequeno carro C3, bem como os aventureiros C3 e C5 Aircross. A Citroën também usa brilhantemente a pintura em dois tons para que sua linha de produtos se destaque em meio a carros de outras marcas, indo muito além da simples conotação do Double Chevron na dianteira”.

Premio foi entregue durante o Salão de Torino Car Design Awards/Divulgação

Veja abaixo as 12 publicações votantes no prêmio Car Design Award e seus respectivos representantes:

Zeca Chaves (Quatro Rodas, Brasil)
Silvia Baruffaldi (Auto&Design, Itália)
Tom Drechsler (AutoBild, Alemanha)
Todd Lassa (Automobile Magazine, Estados Unidos)
Stéphane Meunier (L’Automobile Magazine, França)
Luca Ciferri (Automotive News Europe, Europa)
Juan Carlos Payo Calderon (Autopista, Espanha)
Dhruv Behl (AutoX, Índia)
Tetsuya Kato (Car Graphic, Japão)
Jun Miao (MJ CarShow, China)
Kibeom Kim (Roadtest, Coreia do Sul)
Charlie Turner (Top Gear, Reino Unido)

QUATRO RODAS participou do comitê de votação do Car Design Awards pelo quarto ano seguido. Em 2019, também participou do Future Mobility of the Year Awards, uma premiação mundial para conceitos inovadores de mobilidade organizada pela Kaist, Universidade de Engenharia Coreana.

Publicidade