Conforme a despedida do Lamborghini Huracán se aproxima, mais aumentam as expectativas sobre o modelo eletrificado que irá substituí-lo. Mas tenha calma. Antes do fim, a fabricante de Sant’Agata ainda tem mais algumas surpresas preparadas para o seu superesportivo de entrada.
Dessa vez, a empresa está indo na contramão do senso comum, e mostrou as primeira imagens do primeiro Huracán off-road – afinal, dificilmente alguém teria coragem de colocar um superesportivo para correr na terra. Batizado de Sterrato, o modelo segue à risca o conceito apresentado em 2019, de quem herdou o nome.
Para ficar com jeitão off-road, o Huracán Sterrato tem faróis auxiliares de LED na dianteira, hack de teto e para-lamas alargados sem pintura e com os parafusos à mostra. O para-choque segue o design do Huracán Evo, enquanto as tomadas de ar e o difusor foram alterados. Vale dizer que, nas imagens divulgadas, o modelo ainda tem certa dose de camuflagem – mas revela quase tudo.
O que fica bem perceptível é a maior altura em relação ao solo, o que é bem compreensível. Isso é resultado de um provável novo conjunto de suspensão, especialmente para o fora de estrada leve. As rodas de 20’’ são calçadas com pneus de perfil mais alto, voltados para esse tipo de terreno.
A Lamborghini, porém, ainda não revelou nada sobre a mecânica do carro. O mais provável é que, pelo menos no motor, eles não inventem muito e acabem usando o V10 aspirado 5.2, que no EVO com tração integral (ideal para para um off-road) gera 640 cv e 61 kgfm. O segredo mesmo vai estar no conjunto de suspensão e nos demais itens que auxiliarão o superesportivo a superar obstáculos de um fora de estrada mais leve.
Com o fim do Huracán marcado para 2024, o Sterrato deverá ser a última versão do superesportivo, que será substituído por um híbrido-plugin. O modelo off-road ainda não tem data para estrear, mas espera-se que ele dê as caras e tenha seus segredos revelados no Salão do Automóvel de Paris, que acontecerá em outubro.
É preciso dizer que o Huracán Sterrato não estará sozinho. Informações e flagras recentes apontam que a Porsche também desenvolve uma versão do tipo para o 911, possivelmente a ser batizada de Safari. Assim como o Lamborghini, o alemão poderá ser apresentado entre o fim de 2022 e o início de 2023.