O Tesla Model Y foi o carro mais vendido do mundo inteiro no primeiro trimestre de 2023. O levantamento é da consultoria JATO. É a primeira vez na história da indústria automotiva que o primeiro lugar é ocupado por um carro elétrico.
O SUV elétrico teve 267.200 unidades vendidas, tirando a primeira posição do Toyota Corolla, com 256.400 emplacamentos. O pódio foi completado pela Toyota Hilux e suas 214.700 unidades.
Ainda que vários planos ambiciosos de Elon Musk (como a Cybertruck e a autonomia veicular plena) ainda estejam distantes da realidade, o primeiro lugar do Model Y já havia sido previsto pelo bilionário no ano passado, quando percebeu a oportunidade.
De um lado, a Tesla ampliou significativamente sua capacidade produtiva, abrindo uma nova fábrica no Estados Unidos e outra na Alemanha que, ao todo, podem montar cerca de 10.000 carros por semana.
Com o Model Y aproveitando a boa recepção dos SUVs pelo consumidor global, Musk aproveitou para dar descontos de até 24% nas versões mais baratas. O movimento atraiu comentários públicos de descrença dos concorrentes e, nos Estados Unidos, foi suficiente para que o Tesla Model Y passasse a custar menos do que a média dos carros vendidos em geral.
Descontos também foram aplicados nos importantes mercados da Europa e na China. Além disso, a Tesla tomou mais uma de suas medidas incomuns ao vender carros com volante à esquerda no Reino Unido, a fim de simplificar e aumentar a produção.
A curto prazo, a maré é boa para o Model Y, que superou modelos com décadas de vendas mesmo tendo sido lançado no início da pandemia de Covid-19. Além disso, principalmente nos países ricos, consumidores estão ganhando confiança e interesse nos elétricos, ao passo que a infraestrutura de carregamento se expande rapidamente.
Pressões ambientais também vêm levando países a acelerar planos de descarbonização que, claro, envolvem isenções fiscais para carros elétricos. No Brasil, inclusive, isso pode acontecer em breve.
O Tesla Model Y não é vendido no mercado nacional, mas há algumas unidades importadas de maneira independente. Caso mantenha o desempenho histórico, o SUV elétrico pode entrar no seleto clube de carros que tiveram um milhão de unidades vendidas em apenas um ano.