Se os carros novos vendessem tanto quanto os usados e os seminovos, não existiria crise na indústria. Só em janeiro, 916.361 automóveis e comerciais leves encontraram novos proprietários. No mesmo período foram emplacados 251.795 carros novos.
Quanto menor é a proporção entre usados e seminovos, melhor é a saúde do mercado automotivo. Em 2012, quando houve redução de IPI e recorde de vendas de novos (3,8 milhões), a venda de usados foi apenas 2,4 vezes maior (9,3 milhões).
Já em 2016, quando as vendas de novos recuou para 2 milhões, o mercado de usados movimentou 5,1 vezes mais veículos (10,3 milhões).
Houve melhora em 2019, quando 2,6 milhões de carros novos foram vendidos e outros 11,3 milhões trocaram de mãos, ou 4,1 vezes o mercado de novos. Nunca se vendeu tanto carro usado.
De acordo com a Federação das Re-vendedoras (Fenauto), 39% dos carros revendidos em 2019 eram dos chamados “usados jovens”, com tempo de uso entre quatro e oito anos.
Já os seminovos, com até três anos, responderam por 15% do total. Isso explica a presença de tantos carros que fizeram sucesso no passado no ranking dos usados mais vendidos. Confira o ranking dos mais vendidos em janeiro de 2020:
1° | Volkswagen Gol | 72.530 |
2° | Fiat Palio | 46.007 |
3° | Fiat Uno | 41.609 |
4° | Chevrolet Celta | 27.491 |
5° | Volkswagen Fox | 24.144 |
6° | Chevrolet Onix | 22.168 |
7° | Fiat Strada | 21.780 |
8° | Chevrolet Corsa | 21.097 |
9° | Toyota Corolla | 20.499 |
10° | Fiat Siena | 19.536 |
11° | Chevrolet Classic | 17.265 |
12° | Hyundai HB20 | 17.263 |
13° | Renault Sandero | 16.865 |
14° | Volkswagen Saveiro | 16.591 |
15° | Honda Civic | 15.771 |