Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pai dos SUVs modernos, Jeep Cherokee sai de linha após 49 anos

Embora seja considerado o pai do SUV moderno, o Jeep Cherokee vinha patinando nas vendas e sua produção foi interrompida no início do mês

Por Redação
23 mar 2023, 21h18

Após 49 anos de produção, o Jeep Cherokee está oficialmente fora de linha. O SUV foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Jeep fora dos Estados Unidos e também pela popularização dos SUVs.

Acontece que a última geração do Cherokee, totalmente descaracterizada do que foi no passado, foi incapaz de dar continuidade ao sucesso de outrora. A fábrica de Belvidere, em Illinois, está com operações suspensas desde 1° de março, enquanto a Stellantis negocia a situação dos 2.300 funcionários da unidade com sindicatos locais. 

jeep_cherokee
Primeira geração do Jeep Cherokee (Divulgação/Jeep)

O Jeep Cherokee surgiu em 1974 como uma versão de duas portas do Wagoneer. Mas foi a partir de sua segunda geração, quando se tornou um modelo independente, que se tornou um enorme sucesso em todo o mundo. 

Continua após a publicidade
Segunda geração do Jeep Cherokee
Segunda geração do Jeep Cherokee (Divulgação/Jeep)

A grande revolução foi dispensar o chassi tradicional e adotar uma carroceria monobloco, mais leve. Nascia o SUV moderno. Esta geração do Cherokee teve mais de 3 milhões de unidades fabricadas nos Estados Unidos até 2001, mas sua produção na China continuou até 2014.

Compartilhe essa matéria via:
jeep_cherokee
Terceira geração do Jeep Cherokee (Divulgação/Jeep)

Em meados dos anos 1990 surgiu o Grand Cherokee, maior e mais luxuoso. Foi por causa dele que a terceira e a quarta geração do Cherokee foram vendidas nos Estados Unidos como Jeep Liberty.

O visual quadradão desapareceu na quinta geração, lançada em 2014. Foi quando o Jeep Cherokee passou a usar uma plataforma herdada do Alfa Romeo Giulietta. E gradativamente, também devido à variedade de SUVs médios híbridos, o modelo perdeu mercado.

jeep_cherokee
Quarta geração do Jeep Cherokee (Divulgação/Jeep)

O Grand Cherokee que se adaptou e já tem versão híbrida que, inclusive, será lançada no Brasil em breve. A Jeep diz que não pretende abandonar o segmento do Cherokee, mas não dá detalhes sobre como seria seu futuro carro, tampouco prevê uma data de lançamento. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.