A compra de um novo carro traz junto um universo de expectativas. Com o tempo, a convivência vai revelar se ele transformou esse sentimento em satisfação ou decepção. É para descobrir onde seu veículo se encaixa nessa escala de amor e ódio que nasceu a nossa pesquisa Os Eleitos, que há 18 anos ouve quem mais entende de automóvel: o próprio dono.
Neste ano, entrevistamos 2.531 proprietários dos 45 modelos mais vendidos do Brasil. Mas não estranhe se você não encontrou seu carro na lista de finalistas.
Apenas 32 deles se classificaram: os demais não atingiram a amostragem mínima de respostas, seja porque os donos não se animaram em avaliar os veículos, seja porque os questionários foram descartados por falta de CPF e Renavam válidos – sim, checamos todos os dados para garantir que o automóvel pertence mesmo ao entrevistado.
O levantamento foi realizado pela Pesquisa e Inteligência de Mercado da Abril Mídia e ainda avaliou a melhor assistência técnica do país e quais as marcas favoritas de pneu, óleo lubrificante, posto de combustível, seguradora e som automotivo.
Como se mede a felicidade do dono
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra. Saiba como funciona:
O índice de satisfação representa a satisfação dividida pela importância.
Índice acima de 100: o carro superou as expectativas
Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida
Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito
Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:
Custos
• Preço de revenda • Preço de compra
• Preço de seguro • Preço de peças
• Consumo urbano • Consumo rodoviário
Confiança na marca
• Ser um fabricante confiável
Cobertura da rede
• Ser um fabricante com ampla rede de concessionárias
Design/Modelo
• Ser um projeto moderno
• Design do carro
Desempenho
• Rapidez no arranque
• Estabilidade nas curvas • Transmitir segurança
• Presença de itens de segurança
Dirigibilidade
• Facilidade de ultrapassagem
• Oferecer boa visibilidade
• Facilidade de acesso aos comandos
Conforto
• Acabamento interno
• Baixo nível de ruído
• Espaço interno
• Espaço do porta-malas
• Presença de equipamentos
Manutenção
• Durabilidade/resistência das peças
Ranking Geral – Os Eleitos 2018
1º | VW Virtus | 100,9 | 17º | Fiat Toro | 96,2 | |
2º | VW Polo | 100,4 | 18° | Renault Sandero | 96,1 | |
3º | Honda Civic | 100,3 | 19º | Renault Kwid | 95,8 | |
4° | Nissan Kicks | 100,1 | 20º | Nissan Versa | 95,7 | |
5º | Chevrolet Cruze | 99,3 | 21° | Chevrolet Prisma | 95,5 | |
– | VW Up! | 99,3 | – | Toyota Etios Hatch | 95,5 | |
7º | Hyundai Creta | 98,7 | 23° | Hyundai HB20S | 95,3 | |
8° | Chevrolet Cobalt | 98,5 | 24º | Honda Fit | 94,8 | |
9º | Fiat Argo | 98,2 | 25º | Ford Fiesta | 94,7 | |
10º | Toyota Corolla | 98,1 | – | Jeep Renegade | 94,7 | |
11º | Honda HR-V | 97,6 | 27º | VW Fox / CrossFox | 94,3 | |
12º | Chevrolet S10 | 97,2 | 28º | Chevrolet Spin |
94,1 | |
13º | Toyota Etios Sedan | 97,1 | 29º | Ford Ka | 93,9 | |
14º | Jeep Compass | 96,9 | 30º | Chevrolet Onix | 91,9 | |
15º | Toyota Hilux | 97,0 | 31º | Renault Logan | 91,7 | |
16° | Ford EcoSport | 96,4 | 32º | Hyundai HB20 | 91,6 |