Apesar de fazerem parte das ciências exatas, nem sempre os números mostram a vida real. No mercado automotivo, as vendas divulgadas somam as destinadas ao varejo (pessoas físicas, intermediadas pelas concessionárias) e diretas (quando é o próprio fabricante quem emite a nota fiscal).
Vale esclarecer: é o fabricante quem realiza a venda, pois o comprador pode ser uma empresa, como frotistas e/ou locadoras. Mas também entram na conta algumas operações realizadas nas concessionárias como, por exemplo, vendas feitas para taxistas, produtores rurais e PcD (Pessoas com Deficiência).
Se separarmos os dois tipos de venda, o ranking sofre grandes mudanças e é possível descobrir quais são os carros preferidos pelas pessoas e pelas empresas.
Na liderança, não tem para ninguém: o Onix continua como o mais vendido: 64,6% dos emplacados de janeiro a novembro foram para o varejo.
Já o Sandero, em 5º lugar no ranking geral, vai para 12º entre as pessoas físicas, enquanto o Gol passa de 4° para 7°, revelando o peso de frotistas e locadoras entre eles.
O Toyota Etios segue caminho inverso, sobe de 12º no geral para 8º no varejo. Já o Renault Kwid passa de 32° para 24° – apenas 4.722 das 19.950 unidades emplacadas até novembro foram para vendas diretas.
Já os SUVs sobem posições: o HR-V, que figura como o 5º carro mais vendido do país (ante o 11º no ranking geral), e o Creta, que passa de 19º para 13º. Porém, 2017 pode fechar com mais um integrante no topo do ranking, o Kwid.
Na vice-liderança em seu primeiro mês de vendas, o compacto da Renault teve 6.795 unidades (de 10.358 totais) emplacadas em vendas no varejo em setembro.
Mas empresas têm predileção especial por alguns modelos. Abaixo, os automóveis com maior participação de vendas diretas em seus emplacamentos até novembro:
1° – Chevrolet Trailblazer – 76.5%
2° – Renault Logan – 74,8%
3° – Volkswagen Voyage – 72,1%
4° – Fiat Uno – 71,9%
5° – Citroën C4 Lounge – 68,6%
6° – Chevrolet Cobalt – 63,4%
7° – Chevrolet Spin – 62,7%
8° – Renault Sandero – 57,4%
9° – Jeep Renegade – 54,2%
10° – Ford Ka Sedan – 53%
O comercial leve em primeiro lugar no ranking do varejo é a Hilux, com 24.435 unidades. Mas a Fiat Strada lidera quando o assunto é vendas diretas. Isso tem explicação: 90,2% das 47.967 Strada emplacadas até novembro foram para empresas.
Para a VW Saveiro este tipo de negócio corresponde por 80,1% das vendas. Contudo, a picape compacta favorita dos frotistas é a Chevrolet Montana, com 96,2% entregues para empresas.
Esse cálculo mostra algumas curiosidades. Enquanto 70% das Fiat Toro emplacadas são oriundas de vendas diretas, apenas 26% dos Hyundai HR, 19,% das Toyota Hilux e 32,5% do Renault Master têm o mesmo destino.
Os comerciais leves com maior participação de vendas diretas:
1° – Chevrolet Montana – 96,2%
2° – Renault Kangoo – 92,4%
3° – Fiat Strada – 90,2%
4° – Citroën Jumper – 86,1%
5° – Fiat Doblò – 86%
6° – Renault Master – 82,5%
7° – Volkswagen Saveiro – 80,1%
8° – Fiat Fiorino – 79,7%
9° – Peugeot Boxer – 79%
10° – Fiat Ducato – 78,9%
Vendas no varejo (até novembro)1º Chevrolet Onix – 110.495 2º Hyundai HB20 – 79.367 3º Ford Ka – 50.781 4º Chevrolet Prisma – 41.032 5º Honda HR-V – 38.902 6º Toyota Corolla – 36.186 7º VW Gol – 35.600 8º Toyota Etios – 32.184 9º VW Fox/CrossFox – 29.801 10º Jeep Compass – 27.904 |
Vendas diretas (até novembro)1º Chevrolet Onix – 87.910 2º Hyundai HB20 – 64.853 3º Fiat Strada – 43.270 4° Ford Ka – 41.335 5º Chevrolet Prisma – 33.864 6° Fiat Toro – 32.613 7° Volkswagen Saveiro – 31.362 8º Honda HR-V – 31.302 9º Toyota Corolla – 29.873 10º VW Gol – 29.596 |