PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Os 10 retrovisores mais diferentes e inusitados do mundo dos carros

Retrovisores têm sempre a mesma função básica. Mas quem disse que eles são todos iguais? Veja aqui dez propostas completamente diferentes

Por Fábio Black
Atualizado em 21 abr 2023, 19h22 - Publicado em 21 abr 2023, 08h37
Pagani Huayra Roadster
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Pagani Huayra

Considerado por muitos como o retrovisor mais bonito da história automotiva, os retrovisores em formato de “folha” do Huayra trazem linhas suaves e orgânicas que contrastam com o design agressivo deste superesportivo que é tido como exemplo de design automotivo moderno. Assim como toda a carroceria, os retrovisores são feitos de fibra de carbono forjado, marca registrada da manufatura de Horacio Pagani.

Mclaren 650s GT3

McLaren 650S GT3
(Divulgação/Quatro Rodas)

A versão de pista do McLaren 650s ganhou retrovisores multifuncionais. Além de cumprirem sua função essencial, eles também direcionam ar para resfriar a cabine do piloto durante as longas corridas que este tipo de veículo disputa.

LaFerrari

LaFerrari b

Hastes de fibra de carbono de 30 cm garantem a posição certa dos retrovisores da LaFerrari. Sua posição e altura ainda ajudam na composição do design agressivo do carro, que possui diversas entradas e saídas de ar para uma aerodinâmica impecável.

Continua após a publicidade

Audi E-tron

Audi E-Tron
(Divulgação/Quatro Rodas)

Sem espelhos, o e-tron foi um dos primeiros carros de série a usar câmeras para transmitir imagens. As câmeras se adaptam às condições de luz e de rodagem, urbana e rodoviária. No Audi, as imagens são projetadas nas laterais das portas.

Audi RS5 DTM

Audi RS5 DTM
(Divulgação/Quatro Rodas)

Desenvolvidos em túnel de vento para melhorar o fluxo de ar na lateral da carroceria, os retrovisores da versão de pista do Audi RS5 foram feitos de fibra de carbono e suas hastes trabalham como pequenas asas aerodinâmicas.

Continua após a publicidade

Bullet

Retrovisor Bullet
(Divulgação/Quatro Rodas)

Não se sabe dizer ao certo quem criou nem qual carro foi o primeiro a utilizar. Mas o retrovisor em formato de bala, ou bullet, como você irá encontrar nas lojas, é um clássico dos anos 1960 e se encaixa bem em praticamente qualquer carro.

Ferrari Testarossa

Ferrari Testarossa
(Divulgação/Quatro Rodas)

No lançamento, a Testarossa tinha apenas um retrovisor. Chamado de flying mirror (espelho voador), ficava em um posição alta para permitir 100% da visão traseira. Anos depois, a Ferrari adotou um par de retrovisores menores e menos chamativos.

Continua após a publicidade

Autech Stelvio

Autotech Stelvio
(Divulgação/Quatro Rodas)

Não parece, mas este visual controverso foi apresentado pela lendária Zagato, na época (1989) controlada pela Nissan. Seus retrovisores embutidos remetiam aos antigos carros japoneses, com espelhos nas extremidades dos para-lamas.

Chevrolet Vectra

Vectra
(Divulgação/Quatro Rodas)

Na campanha de lançamento do Chevrolet Vectra, no Brasil, a fábrica destacava o design do sedã (da Opel), que exibia formas arredondadas – como era tendência nos anos 1990 – e retrovisores integrados
às curvas do capô.

Continua após a publicidade

BMW M3

BMW M3
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Aclamado como dono de um dos visuais mais marcantes de todas as gerações do BMW Série 3, o M3 E36, dos anos 1980, trazia retrovisores de estilo próprio e arredondados, que contrastavam com as linhas retas da carroceria.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.