Os 10 carros mais vendidos nos EUA em 2016
Além das picapes, tradicionais líderes no país, o ranking é domindado pelas marcas japonesas
A lista dos dez carros mais vendidos nos EUA no primeiro semestre de 2016 dá uma ideia do tamanho e das características do segundo maior mercado automotivo do mundo. Enquanto no Brasil o Chevrolet Onix lidera com 68.539 unidades emplacadas no período, nos EUA a picape Ford F-150 acumulou incríveis 395.243 exemplares nos primeiros seis meses do ano. Outra coisa que chama a atenção é a profusão de modelos japoneses, que reinam entre os veículos de passeio.
Ford F-150
Líder incontestável há décadas, a nova geração da F-150 fez as vendas da picape subirem 11% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 394.243 unidades comercializadas entre janeiro e junho. Não será surpresa se ela terminar 2016 acima da marca de 800.000 emplacamentos – o que equivale a um terço de todos os veículos vendidos no Brasil em 2015!
Chevrolet Silverado
Tão tradicional quanto a Ford F-150, a Chevrolet Silverado sempre esteve na parte de cima da tabela dos mais vendidos, mas quase sempre atrás da picape da marca do oval azul. Nem mesmo a polêmica propaganda feita pela Chevrolet – que supostamente mostra as vantagens da estrutura de aço da Silverado em relação ao alumínio utilizado na F-150 – foi suficiente para reduzir a margem de mais de 120 mil unidades separam as duas.
LEIA MAIS:
>> Honda HR-V é reprovado em teste de faróis nos EUA
>> Consumer Reports elege os melhores carros à venda nos EUA
>> As marcas de carro mais valiosas do mundo, segundo a Forbes
Ram 1500
O terceiro lugar dos mais vendidos nos EUA também é de uma picape. Após a segunda metade de 2015, a Ram 1500 (e suas versões maiores) deixou para trás o Toyota Camry e não abandonou mais o terceiro lugar desde então. Isso significa um aumento de quase 9% se comparado a um ano atrás. Mesmo assim, mais de 40.000 unidades distanciam a Ram da segunda posição.
Toyota Camry
A quarta colocação do Toyota Camry (sedã médio para os padrões dos EUA) é fruto de uma queda nas vendas de 7,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Isso pode ser relacionado também pela recuperação tanto do Honda Accord quanto do Toyota Rav4.
Honda Civic
A décima geração do Honda Civic (que acaba de chegar ao Brasil) é o modelo que mais subiu no ranking de vendas nos EUA. Ele saltou do oitavo para o quinto lugar neste ano, ou seja, um aumento de mais de 31.000 unidades. O design ousado e a nova motorização 1.5 turbo parece ter caído no gosto dos jovens, que formam a maior parte do público consumidor do modelo por lá.
Toyota Corolla
O carro mais vendido da história da Toyota perdeu uma posição para o Civic na terra do Tio Sam. Diferente do modelo vendido no Brasil (mais parecido com o europeu), o Corolla norte-americano caiu para sexto lugar na tabela, mesmo com um novo facelift recebido em março.
Nissan Altima
Esquecido no mercado brasileiro, o Nissan Altima tem ótima reputação nos EUA. O sedã comercializado por lá já passou por um recente facelift (ao contrário do modelo vendido no Brasil) e desde então obteve um bom desempenho, disputando mercado com Camry e Accord – e deixando os sedãs americanos da Chevrolet, Chrysler e Ford para trás.
Honda Accord
O irmão maior do Civic ainda vende bem, mas não tanto quanto nos tempos em que disputava as primeiras posições com o rival Toyota Camry. Em sua nona geração, ele também recebeu um facelift no último ano – que inclusive chegou ao Brasil, com direito a teste na QUATRO RODAS.
Toyota Rav4
Na nona colocação, o Toyota Rav4 é considerado um SUV compacto nos Estados Unidos – e por sinal, o mais vendido dentro do segmento. A geração atual (a quarta) foi lançada em 2013 e teve como novidade mais recente o lançamento de uma versão híbrida que ajudou a incrementar sua performance no mercado.
Honda CR-V
O Honda CR-V tirou o lugar do Ford Fusion no top 10 dos modelos mais comercializados nos EUA. Mesmo já sentido os efeitos da idade (a quarta geração foi apresentada em 2012), ele recebeu um facelift e novidades mecânicas no último ano, incluindo um novo motor com injeção direta de 2,2 litros ainda não disponível no Brasil.