Oito anos atrás, a Operação Titanium foi lançada como uma missão discreta e de abrangência internacional para caçar carros de luxo roubados e haviam desaparecido do Reino Unido. Liderada por autoridades na Grã-Bretanha e na Tailândia, a operação tinha como objetivo desmantelar uma rede que traficava carros de luxo para o exterior.
Agora, após anos de trabalho secreto, os resultados estão vindo à tona: dezenas de carros recuperados, mais de uma dúzia de prisões e até mesmo a devolução de um Lamborghini ao seu dono original. Mas isso é mais do que uma história de supercarros recuperados — é uma exposição de uma vasta rede subterrânea.
Na última quinta-feira (31), o Serviço Nacional de Inteligência de Crimes de Veículos (NaVCIS) do Reino Unido anunciou os resultados da operação. Eles revelaram que grupos criminosos usaram financiamento fraudulento para adquirir veículos de luxo em 2017 e 2018, enviando rapidamente os carros para Bangkok, na Tailândia. Depois que as autoridades britânicas entraram em contato com seus colegas tailandeses, os dois países coordenaram seus esforços para rastrear os responsáveis e recuperar os carros roubados.
Imagens divulgadas da operação mostram uma impressionante variedade de veículos de luxo: um Lamborghini Huracan Spyder verde, um Porsche 718 Cayman GT4 azul, um Ford Mustang conversível, um Honda Civic Type R, vários Nissan GT-Rs e vários BMWs. Muitos desses carros surgiram para venda na Tailândia, e as autoridades realizaram batidas em nove locais em Bangkok, prendendo o líder da gangue e 12 cúmplices.
No total, 35 veículos de luxo foram recuperados, avaliados em aproximadamente US$ 7,8 milhões (R$ 45.4 milhões pela conversão atual). Alguns, incluindo o Huracan, já foram devolvidos aos seus legítimos donos. O NaVCIS relatou que o dono do Lamborghini quase perdeu seu negócio de aluguel de veículos por causa do roubo.
Esse método de roubar carros de luxo no Reino Unido e contrabandeá-los para o exterior é mais difundido do que parece. No início deste ano, as autoridades recuperaram uma Ferrari F512M no Japão que havia sido roubada há quase 30 anos na Grã-Bretanha.
E a Grã-Bretanha está longe de estar sozinha nessa luta. Carros de luxo roubados cruzam rotineiramente fronteiras globalmente, do Canadá e dos EUA para mercados distantes. Na América do Norte, carros de luxo geralmente desaparecem apenas para aparecer na África ou em outras regiões a leste do Atlântico. Para cada Ferrari ou Porsche roubado de ruas conhecidas, geralmente há um comprador esperando em algum lugar a milhares de quilômetros de distância.