Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Oldsmobile Toronado: o muscle car iconoclasta

Com tração dianteira e dirigibilidade surpreendente, o cupê subverteu o regime da tração traseira

Por Felipe Bitu
Atualizado em 16 out 2020, 23h36 - Publicado em 13 Maio 2016, 21h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Oldsmobile Toronado

    O mundo nunca mais foi o mesmo após os anos 60, uma época de transformações sociais propícia ao acolhimento das novas ideias. Em Detroit, a General Motors surpreendia a indústria com o Toronado, primeiro automóvel moderno de grande porte a utilizar a tração dianteira. A divisão responsável pelo desenvolvimento do enorme cupê foi a Oldsmobile, conhecida então pela engenharia de vanguarda. Foi ela que estreou nos EUA a transmissão automática (1940), o motor V8 com válvulas no cabeçote (1949) e o turbo (1962). As vantagens da tração dianteira já eram conhecidas nos modelos europeus, mas faltava provar que era adequada aos automóveis americanos, que eram grandes, pesados e potentes.

    Oldsmobile Toronado

    Ainda como projeto XP874, ele contou com a participação do célebre piloto Bobby Unser, garoto-propaganda do comercial de estreia, em 1966. Sua dirigibilidade excepcional foi colocada à prova no mesmo ano na tradicional Pikes Peak, onde Bobby ficou a poucos segundos do recorde da prova.O segredo do Toronado era a distribuição de peso: 60% estavam sobre o eixo dianteiro, concentrados em um trem de força compacto e superdimensionado. O coletor de admissão era rebaixado para que o filtro de ar ficasse entre as bancadas do V8 de 7 litros e a suspensão dianteira utilizava barras de torção, para ocupar o menor espaço possível no cofre.

    Oldsmobile Toronado

    Continua após a publicidade

    Mais de sete anos foram gastos no aperfeiçoamento do câmbio automático, com direto a uma suspensão voltada à performance, notavelmente firme para a época. Os 385 cv levavam o cupê aos 96 km/h em apenas 7,5 segundos, atingindo 215 km/h. Só o freio a tambor destoava: era incapaz de conter o peso do Toronado – por isso os discos ventilados passaram a ser oferecidos como opcional já em 1967.

    O estilo seguia a tendência da época: fastback, com um longo capô, cabine recuada e teto em queda suave sobre o terceiro volume. Com 5,36 metros (3,02 de entre-eixos), os balanços dianteiro e traseiro eram longos, mas não comprometiam o conjunto.

    A estrutura monobloco e a ausência do túnel central resultavam num aproveitamento de espaço nunca antes visto num carro do seu porte: o assoalho todo plano oferecia ótimo conforto para seis e o baixo nível de ruído era resultado do subchassi longitudinal, que isolava vibrações de motor e suspensão.

    Oldsmobile Toronado

    Continua após a publicidade

    Seus requintes tecnológicos foram empregados em outros GM, como Cadillac Eldorado e Buick Riviera, abrindo caminho para a tração dianteira em automóveis de qualquer tamanho e peso. Até hoje é considerado o mais radical de todos os modelos fabricados pela Oldsmobile, mesmo após ela cair na vala comum dos carros americanos nos anos 70. O prestígio da marca sobreviveu a cinco gerações, mas foi incapaz de impedir o encerramento de sua carreira em 1993.

    Ficha Técnica – Oldsmobile Toronado 1967
    Motor: 8 cilindros em V de 7 litros
    Potência: 385 cv a 5.500 rpm
    Câmbio: automático de 3 marchas, tração dianteira
    Carroceria: cupê 3+3
    Dimensões: comprimento, 536 cm; largura, 199 cm; altura, 134 cm; entre-eixos, 302 cm; peso, 2 120 kg
    Desempenho: 0 a 96 km/h em 7,5 segundos; velocidade máxima, 215 km/h
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.