Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Oito itens que o Hyundai HB20 tem e o Chevrolet Onix não, e vice-versa

Compactos inovam com equipamentos inéditos no segmento

Por Leonardo Felix
Atualizado em 17 set 2019, 17h16 - Publicado em 17 set 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Novos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix (Divulgação/Arte/Quatro Rodas)

    O novo Chevrolet Onix deixou jornalistas impressionados com a quantidade de recursos embarcados em um carro que atua num segmento tido como “popular”. Afinal, estamos falando do automóvel mais vendido no Brasil.

    Publicidade

    Eis que chega o novo Hyundai HB20, vice-líder em emplacamentos, e mostra que não ficará para trás no quesito tecnologia.

    Publicidade

    Ou seja: as duas maiores referências no mercado estão liderando uma evolução significativa no segmento de entrada da indústria automotivo nacional.

    QUATRO RODAS já rodou com o Onix Plus Premier, versão de topo do sedã derivado do Onix, e conheceu de perto o HB20 Diamond Plus, versão mais cara na gama de HB20, HB20S e HB20X.

    Publicidade

    E aponta logo abaixo oito equipamentos que um rival tem e o outro não, e vice-versa. Lembrando que estamos falando apenas das configurações mais completas de ambos os modelos. Confira:

    O que só o HB20 tem

    (Divulgação/Hyundai)

    1) Frenagem autônoma de emergência: um sensor localizado no para-brisa detecta se o veículo à frente está trafegando mais lento ou parado. Primeiro, emite um alerta visual e sonoro sobre o perigo de colisão e, caso o motorista não responda, executa automaticamente a frenagem emergencial.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    2) Alerta de mudança de faixa: por meio de um sensor de leitura da faixa de rolamento, avisa ao condutor que o carro está extrapolando os limites.

    3) Start-stop: desliga e religa automaticamente o motor em paradas breves para economizar combustível.

    Publicidade
    Pic By Fernando Pires / https://www.flpires.com.br (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    4) Elementos suaves ao toque: o acabamento do HB20 é superior no geral, com plástico mais agradável e maior quantidade de faixas suaves ao toque no painel e no console central.

    5) Apoio de braço central deslizante: enquanto o item no Onix é fixo (permitindo apenas a abertura do porta-objetos), no HB20 é possível regular sua profundidade, o que ergonomicamente é melhor.

    Publicidade

    6) Bancos dianteiros com encosto de cabeça independente: enquanto o Chevrolet traz bancos inteiriços na fileira da frente, os do Hyundai têm encosto de cabeça independente. De novo, a ergonomia agradece.

    Continua após a publicidade
    Pic By Fernando Pires / https://www.flpires.com.br (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    7) Retrovisores externos com rebatimento elétrico: enquanto os espelhos exteriores do Onix têm ajuste elétrico, os do HB20 também são eletricamente rebatíveis.

    8) Injeção direta de combustível: a GM surpreendeu ao anunciar que o motor 1.0 três-cilindros turbo flex Ecotec do novo Onix não possui injeção direta de combustível. O TGDI do HB20 sim, o que garante dados melhores de potência e torque. Em contrapartida, a leveza da carroceria do rival os deixa equiparados em termos de desempenho na prática.

    O que só o Onix tem

    1) WiFi a bordo: através de um chip da operadora Claro soldado no console, permite utilizar serviços de internet, pelo próprio celular ou com o aparelho projetado na central multimídia, gastando o pacote do veículo e não do telefone. Desde que, é claro, o cliente pague uma mensalidade por isso.

    2) Seis airbags: enquanto o novo HB20 chega ao mercado com quatro airbags (frontais e laterais nos bancos dianteiros), o Onix 2020 traz também bolsas laterais de cortina.

    Continua após a publicidade

    3) Alerta de ponto cego: por meio de luzes na base dos retrovisores externos, avisa a até aproximadamente 140 km/h que há um veículo trafegando, seja do lado esquerdo ou direito, possivelmente fora do campo de visão do motorista.

    4) Lanternas traseiras com led: além de conferirem um efeito de assinatura melhor, são mais seguras, pois possuem um tempo de acendimento mais rápido em relação às luzes por filamento.

    5) Sistema de concierge OnStar: é pago à parte, R$ 89 por mês, mas traz a comodidade de tirar dúvidas, solicitar assistência e até pedir socorro de maneira rápida apertando um botão na moldura do retrovisor interno.

    Continua após a publicidade

    6) Duas entradas USB na fileira traseira: comodidade para quem senta na fileira traseira que o Onix possui e o HB20, ainda não.

    7) Sensores de estacionamento dianteiros: o Hyundai conta com sensores traseiros e câmera de ré, mas só o Chevrolet apita também para avisar quando o balanço dianteiro está próximo demais de um obstáculo durante manobras.

    8) Assistente de estacionamento: detecta sozinho uma vaga paralela e estaciona sem interferência do motorista no volante e no acelerador.

    O que ambos têm em comum

    -Controle de estabilidade e tração
    -Assistente de partida em rampas
    -Partida do motor por botão
    -Chave com sensor presencial
    -Central multimídia com tela flutuante e projeção de celulares via Apple CarPlay e Android Auto
    -Quadro de instrumentos digital monocromático
    -Banco traseiro bipartido e com ganchos para cadeirinhas infantis
    -Interior com acabamento bicolor
    -Ar-condicionado automático com tela digital
    -Motor 1.0 três-cilindros turbo
    -Câmbio automático de seis marchas
    -Controle de cruzeiro
    -Faróis com projetor, luz diurna em led e acendimento automático

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.