PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ofuscado pelo Arrizo 6, Caoa Chery Arrizo 5 agora só tem uma versão

Sem margem para erro, fabricante decidiu focar sua produção no Arrizo 6, que vem tendo vendas bem superiores

Por Eduardo Passos
5 mar 2021, 09h43
Para-brisa inclinado confere ar de modernidade à carroceria
Opinião do público levou Arrizo 5 ao paredão (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Imitando a arte, a indústria automotiva colocou mais um modelo em espécie de paredão. A vítima da vez é o Caoa Chery Arrizo 5, que perdeu duas versões e agora é vendido em configuração única.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.

Daqui em diante, o Arrizo 5 deixa de contar com as versões RT (de entrada) e RTS (de topo). Resta apenas a intermediária RXS, lançada em janeiro e que custa R$ 87.490. A mecânica é a mesma: motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm combinado com câmbio CVT que simula nove marchas.

O elétrico Arrizo 5e também segue vivo e sua linha 2021 está precificada em R$ 159.900.

Continua após a publicidade

Em nota, a Caoa Chery esclareceu que a produção foi readequada de acordo “com a demanda do mercado”, já que a procura pelo sedã Arrizo 6 vem sendo cada vez maior. Os números não mentem e, em 2021, o Arrizo 5 vendeu apenas 184 unidades frente a 481 Arrizo 6 emplacados.

O detalhe é que, estruturalmente, Arrizo 5 e Arrizo 6 são praticamente o mesmo carro. O Arrizo 6 é praticamente a reestilização do primeiro, com novas frente e traseira, a ponto de ter porta-malas 32% maior. Além disso, há interior e equipamentos mais refinados, buscando competir com sedãs médios como o Corolla.

Continua após a publicidade
Chery Arrizo 6 visto 3/4 por trás
Porta-malas amplo e interior mais refinado ajudaram a impulsionar vendas do Arrizo 6 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Obviamente mais caro, o Arrizo 6 também é oferecido em versão única, GSX, a partir de R$ 108.750. O motor, entretanto, é o mesmo de seu companheiro de marca.

Dado o fim do Arrizo 5 RTS, o Arrizo 6 GSX também se torna o sedã mais barato da montadora a oferecer airbags laterais e de cortina como recurso de segurança. 

Continua após a publicidade

A decisão da Caoa Chery reforça a escassez de matérias-primas que montadoras ao redor do mundo vêm enfrentando. A principal demanda é por materiais semicondutores, usados na fabricação de chips tanto dos carros quanto de outros eletrônicos.

Arrizo 5 RTS peca na falta de airbags laterais e controle de tração
Arrizo 5 RTS peca na falta de airbags laterais e controle de tração (Roberto Assunção/Quatro Rodas)

Desde o início da pandemia de covid-19, a produção dos chips foi impactada pelos rigorosos lockdowns asiáticos, ao passo que a demanda aumentou junto à venda de celulares, TVs e outros gadgets úteis ao home office e entretenimento caseiro.

Continua após a publicidade

Tendo que reduzir de algum modo a produção, as montadoras vêm agindo “por afinidade”: nos últimos dias, a Toyota anunciou que não venderá mais o Etios no Brasil, fabricando-o em Sorocaba (SP) apenas para exportação. Sua linha de produção será ocupada pelo Corolla Cross. Outro “emparedado” é o Honda Civic, cuja produção em Sumaré (SP) está suspensa.

Procurados por QUATRO RODAS, concessionários da Caoa Chery garantiram que não há risco do Arrizo 5 sair de linha ao longo deste ano. Ao mesmo tempo, as lojas vêm trabalhando com pouco ou nenhum estoque, encomendando unidades sob demanda.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.