Feito para aumentar a segurança, o acendimento automático do painel pode ter efeito contrário se usado sem a devida atenção.
A razão disso é que a iluminação dos instrumentos pode causar a falsa impressão de que os faróis também estão acesos, induzindo o motorista a circular com as luzes apagadas, deixando-o menos visível aos outros veículos.
Segundo um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), esse tipo de confusão é comum e ocorre não só à noite mas também em condições climáticas que exigem o uso de faróis, como chuva e neblina.
A empresária Catlin Carvalho, moradora de São Caetano do Sul (SP), diz que já aconteceu com ela, que tem um Jeep Renegade, e também com o marido, Paulo, e a filha, Piera, e que frequentemente encontra pelas ruas outros motoristas nessa situação. “A gente vê vários carros à noite com os faróis desligados e o painel acesso”, conta.
Circular com os faróis apagados aumenta o risco de acidentes porque esses dispositivos têm a função de iluminar ruas e estradas e também de chamar a atenção tanto dos outros motoristas quanto de pedestres, ciclistas e motociclistas.
É por isso que diversos países tornaram obrigatório o uso dos faróis acesos em tempo integral, em qualquer tipo de via e a toda hora do dia ou da noite. No Brasil, a lei determina o uso contínuo apenas nas estradas.
Nos modelos que não têm acendimento automático, nos quais o painel fica iluminado somente quando os faróis são ligados, a possibilidade de circular apagado é pequena porque o motorista sente a necessidade da iluminação interna.
Mas esse tipo de condição é cada vez mais raro. Atualmente, além do quadro analógico iluminado, é comum os novos modelos trazerem telas digitais associadas aos instrumentos ou até painéis inteiramente digitais.
Há carros que acendem o painel assim que o motorista coloca a chave no contato, enquanto em outros é necessário girar a chave até o primeiro estágio ou ainda dar a partida no motor.
Alguns, como o Chevrolet Onix, têm uma luz-espia indicando que os faróis estão ligados.
Outros, como o Honda Civic, acende apenas o gabinete de instrumentos, deixando para iluminar as outras áreas do painel somente quando os faróis são acionados.
Os VW Polo e Virtus, quando equipados com painel digital, exibem uma mensagem de alerta para a necessidade de acender os faróis. Esses lembretes, porém, são incomuns no mar de ofertas do mercado.
Quando o carro possui também acendimento automático dos faróis, a situação é menos crítica, porque o recurso funciona como salvaguarda para o motorista desatento.
Nesses modelos há sensores (chamados crepusculares) que identificam a baixa luminosidade e avisam à central eletrônica, que aciona os faróis.
Mas esse sistema tem limitações porque, para funcionar, o acendimento automático precisa estar acionado – há usuários que, por hábito ou porque vão entregar o carro a um manobrista, desligam os faróis.
E mesmo quando esse recurso está ativo, os faróis podem induzir a erros. Se o motorista inicia a viagem em garagem fechada, os faróis desligam ao sair à luz do dia.
Nos modelos mais caros, há também luzes auxiliares: de posição (que ajudam muito pouco) e diurnas (chamadas de DRLs, de Day Running Light).
As DRLs têm maior intensidade e conseguem chamar a atenção, mas são utilizadas só na dianteira dos carros. A traseira segue apagada.
O problema de segurança não está necessariamente nos dispositivos. Os painéis com acendimento automático reúnem mais informações e exibidas de forma mais clara do que nos mostradores convencionais.
A questão é o uso que se faz desses equipamentos.
Para o diretor-presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, ajudaria bastante se os motoristas fossem orientados sobre a melhor forma de utilização do equipamento, na hora da compra do carro.
De acordo com os estudos do ONSV, os vendedores de automóveis costumam oferecer o acendimento automático do painel dando destaque ao conforto que o equipamento proporciona, mas seria mais importante apresentá-lo como um item de segurança.
O instrutor de direção defensiva Roberto Manzini explica que ensina seus alunos a conferirem como funcionam os faróis dos carros e verificarem sempre se eles estão ligados, antes de partir. “Principalmente quando é um carro que eles não conhecem”, afirma.
Como diz o ditado: o seguro morreu de velho.
Raio X do mercado
Analisamos os painéis e os faróis dos 30 modelos mais vendidos do Brasil e constatamos o pior: na maioria (grupo do quadro vermelho) apenas o painel se ilumina automaticamente, enquanto os faróis permanecem apagados.
Carros com acendimento automático só do painel
- Chevrolet Onix (todos)
- Chevrolet PrIsma (todos)
- Chevrolet Tracker (todos)
- Fiat Argo (exceto Precision e HGT)
- Fiat Cronos (exceto Precision e HGT)
- Fiat Mobi (todos)
- Ford Ecosport (exceto Titanium e Storm)
- Jeep Compass (Longitude)
- Jeep Renegade (exceto Limited e Trailhawk)
- Honda Fit (todos)
- Renault Captur (todos)
- Renault Kwid (todos)
- Renault Logan (todos)
- Renault Sandero (todos)
- Toyota Etios (todos)
- VW Fox (todos)
- VW Gol (todos)
- VW Polo (Comfortline)
- VW Virtus (Comfortline)
- VW Voyage (todos)
Carros com acendimento automático de painel e de faróis
- Fiat Argo (Precision e HGT)
- Fiat Cronos (Precision e HGT)
- Ford Ecosport (Titanium e Storm)
- Honda Civic (todos)
- Honda HR-V (todos)
- Hyundai HB20 (1 Million e Premium 1.6 aut.)
- Hyundai HB20S (1 Million e Premium 1.6 aut.)
- Hyundai Creta (Pulse Plus e 1 Million 1.6 aut., Sport e Prestige 2.0 aut.)
- Jeep Compass (Limited)
- Jeep Renegade (Limited e Trailhawk)
- Nissan Kicks (todos)
- VW Polo (Highline)
- VW Virtus (Highline)
Carros sem acendimento automático do painel
- Ford Ka (todos)
- Ford Ka Sedan (todos)
- Hyundai HB20 (exeto 1 Million e Premium 1.6 aut.)
- Hyundai HB20S (exceto 1 Million e Premium 1.6 aut.)
- Hyundai Creta (exceto Pulse Plus e 1 Million 1.6 aut., Sport e Prestige 2.0 aut.)
- Nissan Versa (todos)
- Toyota Corolla (todos)