As picapes estão cada vez mais urbanas. Não por acaso, a nova Hilux ficou a cara do Corolla, enquanto a Toro quer fisgar o público dos SUVs compactos. Isso se deve à mudança do perfil de seus clientes: antes dispostos a aventuras na terra e trabalhos pesados, agora eles querem respeito no trânsito.
O primeiro sinal dos novos tempos está no mix das versões. No caso da Toyota Hilux, 90% das vendas estão concentradas entre as opções mais caras, SRV e SRX. Para a Toro, que chega para reforçar a vocação urbana das novas picapes, a Fiat calcula que os maiores volumes estarão na Freedom Flex (40%), de entrada e sem pretensões off-road, e Volcano Diesel (30%), a mais luxuosa. Ou seja, fica de lado as configurações voltadas ao trabalho. Além disso, em 2015, 47,7% dos emplacamentos de comerciais leves (que inclui as picapes) foram feitos na região Sudeste, onde fica a maior concentração de centros urbanos do país.
No caso da Toro, que inaugura um novo segmento intermediário entre as picapes leves e médias, os vendedores da Fiat são unânimes: os atuais donos de SUVs com perfil urbano são os que mais procuram o modelo nas lojas. Segundo seus cálculos, 80% dos compradores de Toro eram donos de utilitários esportivos. Surgem também proprietários de picapes leves (10%), especialmente vindos da Strada, de picape média (5%) e de sedãs (5%). “A maioria das propostas envolve mesmo SUVs, em especial HR-V e Renegade, na troca pela Toro”, diz um dos vendedores.
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Procurados por QUATRO RODAS, proprietários de picapes de toda parte do Brasil foram quase unânimes ao assumir a preferência por esse tipo de modelo apenas pelo prazer de dirigir uma picape, sem necessidade de transportar grandes cargas ou enfrentar terrenos difíceis. “Eu e meu pai utilizamos nossas picapes 90% do tempo na cidade”, diz Alexandro Farina, que roda por São Paulo com sua Hilux SRV 2008. Seu pai, Domingos, possui uma Hilux SRX 2016. Mas uma minoria ainda recorre ao uso tradicional, como na Nissan Frontier de Thiago Primo, de São Luís (MA). “Eu uso pelo tamanho da caçamba e pela capacidade de enfrentar longas viagens.”
No acumulado de vendas de picapes em 2016 até maio, a Strada segue firme na liderança, seguida pela Saveiro. Entre as picapes médias, a Hilux lidera com folga, à frente de S10, Ranger e Amarok. E entre as intermediárias, a Toro vai se dando bem frente à Oroch, com mais que o dobro do número de vendas.
1 – Fiat Strada | 23.637 |
---|---|
2 – VW Saveiro | 15.734 |
3 – Toyota Hilux | 14.197 |
4 – Fiat Toro | 11.703 |
5 – Chevrolet S10 | 8.340 |
6 – Renault Oroch | 5.374 |
7 – Ford Ranger | 4.948 |
8 – VW Amarok | 4.830 |
9 – Chevrolet Montana | 3.819 |
10 – Mitsubishi L200 | 3.749 |