Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

O motor de um carro pode ficar mais potente em dias frios?

O calor faz o motor ficar mais fraco ou é o frio que deixa o motor de um carro mais portente? Engenheiro explica como a temperatura afeta o desempenho

Por Redação 27 ago 2021, 18h06

Teste: partida a frio

Qual a influência da temperatura ambiente no rendimento do carro? – Edson Zavon, Juiz de Fora (MG).

O engenheiro automotivo Gustavo Camara explica que a temperatura ambiente influencia diretamente na quantidade da mistura ar/combustível admitida pelo motor.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Quanto menor a temperatura, maior a massa de ar que caberá na câmara de combustão e, consequentemente, maior o de combustível. Ele lembra que essa relação é controlada eletronicamente pela unidade de comando eletrônico (ECU), que garante que essa proporção não varie.

Continua após a publicidade

Como referência, se houver redução de 10°C ou 15°C na temperatura externa, haverá aumento de potência de até 5 cv.

  • Pelo mesmo motivo, a maioria dos carros com motores turbo possui o intercooler, um equipamento que resfria o ar admitido pela turbina do motor. Por ser mais denso, o ar frio captado é mais comprimido, com mais oxigênio por volume, melhorando o rendimento volumétrico da queima.

    Por outro lado, em dias muito frios, o consumo do carro pode aumentar. A quantidade da mistura ar/combustível necessária para ocorrer a combustão é chamada mistura estequiométrica, que no caso da gasolina é 14,6:1 – ou seja são necessários 14,6 gramas de ar para 1 grama de combustível. Como a densidade do ar fica maior sob baixas temperaturas, mais gasolina é necessária para a combustão completa.

    Marginalmente ainda há outros fatores que podem contribuir para o aumento de consumo. A pressão dos pneus cai 1% a cada 6 graus Celsius, o que aumenta o atrito de rolamento. Dias mais frios também fazem com que o motor gaste mais energia para chegar à temperatura normal de trabalho. Por último, o arrasto aerodinâmico do veículo aumenta, em razão da maior densidade do ar frio.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021

    Continua após a publicidade
    Publicidade