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BMW Motorsport vai abandonar dupla embreagem antes do câmbio manual

Chefe de desenvolvimento da Motorsport crava o fim do câmbio de dupla embreagem nos esportivos da BMW e dá prazo para o fim do câmbio manual

Por João Vitor Ferreira
26 jun 2023, 03h13
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  • Os mais puristas que se preparem, pois até a divisão Motorsport da BMW.vai se render por completo ao câmbio automático convencional. Primeiro os câmbios automatizados de dupla embreagem saem de cena, depois o câmbio manual.

    De acordo com o Dirk Hacker chefe de desenvolvimento da Motorsport, divisão esportiva da marca alemã, a empresa está caminhando para não usará mais a transmissão de dupla embreagem. No passado, a velocidade desse tipo de câmbio servia de consolo quando não havia opção de câmbio manual.

    Der acordo com Hacker, apesar dos benefícios dos câmbios de dupla embreagem, como trocas mais rápidas e sem perda de torque e mantendo a aceleração contínua, os câmbios automáticos de hoje são tão evoluídos já tornaram esse tipo de sistema obsoleto.

    “O automático tem um desempenho melhor do que o de dupla embreagem. No M4 CSL, as trocas são mais rápidas e, por outro lado, também usamos esse câmbio automático no novo carro de corrida M4 GTR”, explicou Hacker em entrevista à Top Gear.

    BMW M4 CSL
    BMW M4 CSL usa cambio automático M Steptronic de 8 marchas (Divulgação/BMW)
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    Além do benefício de ter um desempenho melhor, no caso dos modelos BMW M, Hacker também destaca que o câmbio automático é mais barato e proporciona maior conforto ao motorista, principalmente, em manobras de estacionamento – não há a sensação de escorregamento da embreagem. Esses conceitos, segundo ele, foram primordiais na decisão de oferecer o M5 exclusivamente com o câmbio automático de oito marchas.

    Essa decisão, na verdade, já havia sido tomada. Em 2017, o vice-presidente de marketing e vendas da Motorsport já havia anunciado que o câmbio DCT, assim como o manual, seriam descontinuados. Quem gosta da sensação de trocar de marchas, porém, pode ficar aliviado por mais alguns anos, pois Dirk afirmou que ainda faltam mais “seis ou sete anos de previsão (para o fim dos manuais)”.

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    BMW M5 Competition
    BMW M5 (Divulgação/BMW)

    O motivo principal seria mercadológico. Segundo o executivo, o número de fornecedores de câmbio manual está diminuindo. Logo, sem a oferta, não tem como existir a demanda, restando apenas a opção dos câmbios automáticos. Pensando um pouco mais distante, todos acabarão substituídos pelos carros elétricos, que dispensam sistema de transmissão.

    BMW 3.0 CSL
    O 3.0 CSL foi um projeto limitado a 50 unidades e era oferecido com câmbio manual de seis marchas (Divulgação/BMW)
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    Mas se você ficou triste com essa notícia, fique calmo, ainda não é o fim do mundo. Essa mudança diz respeito apenas à divisão M. Ou seja, é provável que os modelos só da BMW ainda sejam equipados com transmissões de DCT e manuais. 

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