Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Yellow Bird tem visual clássico e abandona chassi da Porsche

Ruf, a mais famosa preparadora alemã, apresenta o CTR 2017, edição que celebra os 30 anos do superesportivo

Por Ulisses Cavalcante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 mar 2017, 16h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ruf CTR 2017
    Superesportivo está em sua quarta encarnação e deve chegar ao mercado em 2018 (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

    O Yellow Bird merece um capítulo exclusivo na história da indústria automobilística. Para se considerar um verdadeiro gearhead, conhecê-lo é uma obrigação. Esse bólido da Ruf deveria ser citado nas aulas de alfabetização de qualquer apaixonado por carros – tipo uma Cartilha Caminho Suave Automotiva.

    E a última encarnação do Ruf CTR, apresentada durante do Salão de Genebra, também entrará para a história dos superesportivos. Em sua quarta geração, o CTR 2017 é especial por ter sido inteiramente projetado, desenvolvido e desenhado pela empresa de preparação.

    Ruf CTR 2017
    Detalhes estéticos remetem ao modelo de 1987 (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

    O modelo é tão exclusivo que abandonou a base da Porsche. Aliás, a Ruf ganhou notoriedade justamente por ser a preparadora de Porsche mais competente do mundo. A empresa tornou-se conhecida ao vencer a competição que premiava o carro mais rápido do mundo, 1987, justamente com o charmoso Yellow Bird.

    Continua após a publicidade

    A Ruf pretende iniciar a produção do novo CTR no ano que vem. A carroceria é feita de fibra de carbono, sobre um monocoque armado com o mesmo material. Esse tipo de construção, somado ao motor traseiro, caracteriza o bólido como o primeiro veículo de rua com esta configuração. Por motivos de segurança dos passageiros, a estrutura frontal de deformação programada é feita de aço, assim como a gaiola interna.

    Ruf CTR 2017
    Produção será limitada a 30 unidades (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

    O motor boxer de 3,6 litros e seis cilindros produz 720 cavalos (a 6.750 rpm) e 90,5 mkgf (entre 2.750 e 4.500 giros). Toda essa potência torna-se ainda mais brutal quando se leva em consideração o peso em ordem de marcha do carro: 1.200 kg. Ou seja, uma relação peso-potência de apenas 1,67 kg/cv (em uma LaFerrari são 1,71 kg/cv)

    Continua após a publicidade

    A Ruf anuncia que o CTR 2017 vai de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, de 0 a 200 km/h em menos de 9 s, e atinge a máxima de 360 km/h. Por dentro, não há luxo, como nos pares da Porsche. O interior conta no máximo com sistema de ar-condicionado e aquecedor.

    20170307_143134
    Câmbio manual e forração de Alcantara – pouco luxo para não comprometer o peso do carro (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

    Não há outros acessórios de conforto ou entretenimento. O painel é feito de fibra de carbono – para conter o peso – e os bancos do tipo concha são forrados de couro e Alcantara. Há apenas dois lugares.

    Continua após a publicidade
    Ruf CTR 2017
    Rodas de liga: na frente, 245/35 R19; atrás, 305/30 R19 (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

    Sob a tampa traseira, o boxer 3.6 tem duas turbinas, intercoolers, e conversores catalíticos com sensores lambda do tipo stereo de três vias. Esse equipamento favorece a mistura correta de ar e combustível para favorecer a entrega de torque e potência por longos períodos de exigência máxima – situação típica em pistas longas, como Nurburgring (Alemanha).

    Abaixo, assista um vídeo oficial da RUF e uma volta insana de quase 20 minutos a bordo do CTR de 1987:

    Continua após a publicidade

    O motor tem quatro válvulas por cilindro, bloco e cabeças de pistão feitos de alumínio, e comandos de válvulas duplos com ajuste de abertura variável.

    Fiel ao superesportivo raiz, a edição que celebra os 30 anos do CTR conta com transmissão manual de seis marchas, tração traseira e bloqueio de diferencial. A suspensão é de braços duplos na frente e na traseira, com subchassi. Os freios são a disco nas quatro rodas, feitos de cerâmica, ventilados e perfurados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.