A Volkswagen apresentou o Polo GTI R5, modelo de rali baseado na sexta geração do Polo, lançada no Brasil em setembro.
A montadora afirma que o veículo estava sendo desenvolvido desde o começo do ano. Os primeiros testes no asfalto e no cascalho ocorreram em novembro na França, e serão concluídos na Grã-Bretanha em dezembro.
A versão de rali é construída sobre o Polo GTI de rua com quatro portas. O R5 tem um motor turbo de quatro cilindros em linha com injeção direta de combustível, montado transversalmente à frente do eixo dianteiro.
Seguindo o regulamento do campeonato mundial de rali organizado pela FIA, a capacidade volumétrica do Polo é limitada a 1,6 litro. Mesmo assim, o hatch tem 203 cv e 40,8 mkgf de torque máximo.
Pesando 1.320 quilos, o Polo GTI R5 acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. A transmissão é sequencial de cinco marchas e a tração é integral. Atendendo às regras da FIA, o Polo ganhou santantônio e diversos acessórios necessários para competições.
O processo de homologação será concluído durante o verão europeu, entre os meses de junho e setembro. Apenas a partir daí é que serão realizadas as primeiras entregas, previstas para o segundo semestre de 2018.
Os carros da categoria R5 do WRC (World Rally Championship) competem no chamado WRC2, a segunda divisão do mundial de rali. Segundo a própria VW, a marca não terá mais equipe oficial – o Polo GTI R5 será vendido para equipes e clientes particulares.
Na última década, a Volks faturou quatro títulos seguidos da categoria principal do WRC com a geração anterior do Polo, mas decidiu retirar sua equipe oficial das competições no final de 2016.