Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo VW Golf R é o mais poderoso da história, com 320 cv e modo drift

Versão esportiva manteve tração integral e oferece até opção de câmbio manual; aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,7 s

Por Gabriel Aguiar
4 nov 2020, 16h30
Esportivo ganhou 20 cv em relação à geração anterior (Divulgação/Volkswagen)

O Volkswagen Golf R chega ao mercado europeu como a versão mais potente já feita do hatch: são 320 cv e 42,8 kgfm graças ao motor 2.0 turbo. Só que a receita não fica por aí, pois o hatch também oferece tração integral e até câmbio manual (nos EUA).

Para ter ideia dos avanços, na geração anterior, essa configuração tinha 20 cv e 4,1 kgfm menos. E o novato ainda supera a edição especial Golf GTI Clubsport S, com 310 cv de potência, que teve somente 400 unidades produzidas há mais de quatro anos.

Continua após a publicidade

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

Para garantir a alegria do motorista, há uma opção “drift” que permite enviar força apenas às rodas necessárias para derrapar. Além dessa configuração, inédita no Golf R, dá para selecionar o modo Race, para as pistas, bem como Sport, Comfort e Individual.

Modelo terá tração integral com opção de modo drift (Divulgação/Volkswagen)

Os alemães também retrabalharam a suspensão – sempre independente, com McPherson na dianteira e multilink na traseira –, que ficou 2 cm mais baixa comparada às versões comuns. Os sistemas de freios também foram retrabalhados e agora estão maiores.

Acabamento tem revestimento azul e botão R no volante (Divulgação/Volkswagen)

Em relação ao visual, o Golf R segue a fórmula discreta já comum à Volkswagen, ainda que inclua detalhes exclusivos, como para-choque dianteiro com novas tomadas de ar, grade com emblema da configuração, difusor de ar traseiro e rodas aro 19 de série.

Continua após a publicidade
Revestimento de couro será oferecido como opcional (Divulgação/Volkswagen)

Ainda mais contida, a cabine se diferencia das demais configurações principalmente pelo acabamento com detalhes azuis no console e nas portas, além do botão R no volante para ativar o modo Race. Já o revestimento em couro será oferecido só como opcional.

Modelo oferece escapamento da grife Akrapovic (Divulgação/Volkswagen)

De acordo com o fabricante, o modelo acelera de 0 a 100 km km/h em 4,7 segundos com o câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas – única configuração para a Europa –, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

No Velho Continente, o novo hatch esportivo já está em pré-venda, ainda que as entregas estejam programadas só para 2021 (e sequer há preço confirmado). Nos EUA, chegará no fim do próximo ano. Já para o Brasil, ainda não há nenhuma previsão para a vinda.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.