A quarta geração do SUV Subaru Forester chega ao Brasil em duas versões, a primeira, 2.0i-S, com motor aspirado custando R$ 110 mil, e a segunda, 2.0XT, com motor turbo com injeção direta de combustível com preço sugerido de R$ 135 mil, segundo anunciou a fabricante japonesa nesta terça-feira (3). As duas opções contam com a última geração do câmbio de variação contínua Lineartronic e com o sistema Symmetrical AWD de tração integral permanente.
O motor a gasolina 2.0 DOHC aspirado da versão de entrada do novo Forester conta com quatro cilindros contrapostos horizontalmente, entregando uma potência máxima de 150 cavalos e um torque de 20,2 mkgf a 4.200 rpm, enquanto que a versão 2.0XT, que ganhou um motor turbo com injeção direta de combustível DIT, rende até 240 cavalos de potência e 35,7 mkgf de torque a 3.600 rpm.
O novo Subaru Forester conta ainda com um novo sistema X-MODE de controle da tração integral, desenvolvido para condições de pista irregulares ou escorregadias. Com ele, motor, transmissão e VDC (vehicle dynamics control – sistema de controle de estabilidade) trabalham de forma cooperativa.
De acordo com a fabricante, o sistema simula diferentes condições de estrada. Pressionando o botão X-MODE, qualquer motorista pode usar o sistema com facilidade e manter o carro estável. O sistema também possui um modo de controle de descida, que mantém a velocidade do veículo constante ao descer ladeiras.
Segundo o comunicado divulgado pela Subaru, a quarta geração do SUV contou com uma extensão da parte inferior da coluna A em 200 milímetros para frente, em relação ao modelo anterior. O design da seção dianteira, os painéis das portas e da porta do compartimento de bagagens também ganharam um novo visual.
Com a intenção de melhorar a visibilidade de todos os ocupantes do veículo, as posições dos assentos foram completamente revistas.