Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo R8 Coupe GT com tração traseira marca despedida do motor V10 na Audi

Série limitada marca a despedida do motor V10 5.2 aspirado, pelo menos em configuração sem qualquer assistência elétrica

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 out 2022, 11h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Audi está se despedindo do seu motor V10 5.2, motor que evoluiu junto com o Audi R8 desde seu lançamento, em 2007. E parecem ter descoberto uma fórmula para que a série limitada de despedida não tenha ares melancólicos: combinaram a versão mais potente deste motor com a tração traseira.

    Publicidade

    Em resumo, o Audi R8 Coupé V10 GT RWD é isso. Seu motor V10 rende os mesmos 620 cv e 57,6 kgfm dos R8 Quattro, com tração integral, ou 50 cv a mais que as versões com tração traseira vendidas até agora. Apenas 333 unidades serão produzidas nesta configuração, que ainda inclui um kit de fibra de carbono para a carroceria que reduz seu peso em 20 kg.

    Publicidade
    2023-Audi-Audi-R8-V10-GT-RWD
    (Divulgação/Audi)

    A potência é enviada para as rodas traseiras por meio do câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, que foi aprimorado para ter trocas ainda mais rápidas e relações que permitem alcançar uma velocidade máxima mais alta. O resultado? Zero a 100 km/h em 3,4 segundos (0,4 s mais rápido que o RWD comum e 0,3 mais lento que o Quattro), zero a 200 km/h em 10,1 s e velocidade máxima de 320 km/h.

    Compartilhe essa matéria via:
    2023-Audi-Audi-R8-V10-GT-RWD
    (Divulgação/Audi)

    Porque a Audi nunca havia feito um R8 nesta configuração até hoje? Pela possível dificuldade em domar esta fera com tanta potência e tração traseira. Mas há como usar isso a favor da diversão com um modo de “sobreesterço controlado”. Ou seja, a famosa saída de traseira pode ser estimulada por meio de um botão no volante que ativa o chamado Torque Rear Drive, com sete perfis diferentes de saída de traseira.

    Publicidade
    2023-Audi-Audi-R8-V10-GT-RWD
    (Divulgação/Audi)

    A Audi diz que o sistema usa o controle de tração para modular a derrapagem e, ao mesmo tempo, os sensores de velocidade das rodas, o ângulo de direção, a posição do pedal do acelerador e a marcha selecionada são monitorados para ajustar a escapada da traseira.

    Continua após a publicidade
    2023-Audi-Audi-R8-V10-GT-RWD
    (Divulgação/Audi)

    A versão de despedida do Audi R8 ainda tem rodas exclusivas de 20 polegadas mais leves e calçadas com pneus Michelin Sport Cup 2. Além disso, freios cerâmicos e bancos do tipo concha são padrão.

    Publicidade
    2023-Audi-Audi-R8-V10-GT-RWD
    (Divulgação/Audi)

    Componentes da suspensão dianteira também perderam peso com mudanças pensadas para melhorar a dinâmica, caso das novas barra estabilizadora dianteira de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) e suas bieletas, de alumínio anodizado. Molas esportivas são opcionais.

    Publicidade
    2023-Audi-Audi-R8-V10-GT-RWD
    (Divulgação/Audi)

    A nova série limitada repete muitos detalhes da série de despedida da primeira geração do Audi R8, desde a tiragem limitada a 333 unidades até a combinação das cores Matte Suzuka Gray da primeira geração (Tangorot Metallic e Daytona Gray Metallic também serão oferecidas). O interior tem revestimentos vermelho e preto.

    2023-Audi-Audi-R8-V10-GT-RWD
    (Divulgação/Audi)

    O Audi R8 Coupe V10 GT RWD começa a ser vendido na Europa em 2023. Os preços começam em € 225.000 na Alemanha, o equivalente a R$ 1,15 milhão ao câmbio atual.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    2023-Audi-Audi-R8-V10-GT-RWD
    (Divulgação/Audi)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.