Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Porsche Panamera E-Hybrid terá mais potência e alcance elétrico

Marca alemã está finalizando testes do novo Panamera, que vai ganhar uma nova versão híbrida plug-in

Por João Vitor Ferreira
14 set 2023, 14h37

O Porsche Panamera ganhará uma nova geração no mês de novembro e já está passando pela fase final de testes. Para garantir o melhor desempenho da terceira geração, os protótipos rodaram nos quatro cantos do mundo, enfrentando diferentes tipos de condições climáticas e terrenos, em um processo muito parecido com o do novo Cayenne.

A fase final dos testes está acontecendo em Barcelona, na Espanha, para dar os últimos toques na nova transmissão PDK, o famoso câmbio de dupla embreagem da Porsche, e também no novo chassi recém-desenvolvido com controle ativo dos amortecedores.

Novo Porsche Panamera
(Divulgação/Porsche)

Mas antes disso, o Panamera de terceira geração também fez testes nos EUA, para assegurar o desempenho do trem de força em altitudes elevadas e com pouco oxigênio. Ele também passou pela Escandinávia, onde fez testes em baixas temperaturas, na África do Sul, para testar suas capacidades em terrenos mais acidentados e na Ásia, onde o trânsito é muito intenso e a umidade do ar é mais elevada.

“Testamos cada carro novo de forma intensiva para atender às nossas demandas, e é claro, às dos nossos clientes ao redor do mundo”, diz o gerente de desenvolvimento Marcel Hönemann.

Continua após a publicidade
Novo Porsche Panamera
(Divulgação/Porsche)

Para dar vida nova ao Panamera, a Porsche vai oferecer quatro versões híbridas —  uma a mais que a geração passada —  com trens de força totalmente novos. “ […] Em alguns países, a proporção de E-Hybrids no Panamera é quase de 100 por cento. A nova derivação é um modelo de alto desempenho que se encaixa perfeitamente na linha versátil”, explica o Dr. Thomas Friemuth, chefe da linha de produtos Panamera.

Novo Porsche Panamera
(Divulgação/Porsche)

E as mudanças estão gerando bons frutos, de acordo com a montadora alemã. Como relatou Friemuth, nos testes o Panamera de terceira geração conseguiu aumentar seu alcance puramente elétrico em até 70% se comparado com os testes da segunda geração.

Novo Porsche Panamera
(Divulgação/Porsche)

O segredo para tudo isso é o novo motor elétrico mais potente que o anterior e que agora está completamente integrado à transmissão PDK. A Porsche ainda não divulgou números, mas garante que sua potência e recuperação são superiores. A montadora diz ainda que os motores a combustão foram revisados para melhorar a eficiência e desempenho

Continua após a publicidade

O que sabemos é que agora ele terá uma nova bateria de 25,9 kWh com potência de carregamento de 11 kW, que segundo a Porsche, ajuda a diminuir o tempo de recarga, mesmo ela sendo consideravelmente maior que a anterior.

Novo Porsche Panamera
(Divulgação/Porsche)

Para efeito de comparação, o Panamera 4S E-Hybrid era a topo de linha da geração anterior. Ele tem motor V6 2.9 biturbo de 440 cv e 63,2 kgfm combinado com um motor elétrico de 136 cv. Juntos, o conjunto entregava  560 cv e um torque máximo de 76,5 kgfm. Enquanto isso, a bateria era de 17,9 kWh e oferecia uma autonomia elétrica de até 54 km. Se a Porsche cumprir com o prometido, espere números ainda maiores para a versão equivalente da terceira geração.

Continua após a publicidade
Novo Porsche Panamera
(Divulgação/Porsche)

Outra novidade é o novo sistema de suspensão pneumática. Ele traz chassi semi-ativo com novos amortecedores de duas válvulas como padrão, que são capazes de regular as fases de compressão e retorno de forma independente um do outro. De acordo com a montadora, isso aumenta as possibilidades de configurações, que variam entre uma regulagem mais confortável ou de alto desempenho.

Compartilhe essa matéria via:

O novo Porsche Panamera será apresentado oficialmente durante o festival Icons of Porsche em Dubai, no dia 24 de novembro de 2023. Provavelmente, saberemos mais detalhes sobre o esportivo nesta data, incluindo uma previsão do início das vendas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.