Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo motor de 3 cilindros do Peugeot 208 promete ser o mais econômico do país

Segundo a marca e o Inmetro, o motor 1.2 de três cilindros faz até 16,9 km/l na estrada

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 9 nov 2016, 14h54 - Publicado em 30 mar 2016, 19h01
Motor 1.2 Peugeot 208

A reestilização do Peugeot 208, com lançamento oficial na próxima semana, trará como principal novidade algo embaixo do capô: o novo motor 1.2 de três cilindros, 90 cavalos e 12,9 kgfm de torque que irá substituir o atual 1.5 de 94 cv que equipa as versões de entrada.

Segundo a marca, o motor será o mais econômico do Brasil, com consumo de gasolina de 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Com etanol, os números serão de 10,9 km/l em ciclo urbano e 11,7 km/l em ciclo rodoviário. Os dados fornecidos pela Peugeot foram aferidos em testes do Inmetro na edição 2016 do Programa Brasileiro de Etiquetagem.

Leia mais: 

>> Peugeot convoca recall de mais de 30 mil unidades do 208 e 2008

>> Teste: Peugeot 308 1.6 THP Flex

>> Vem aí um Hyundai HB20 esportivo com motor 1.0 turbo

Comparado com o motor também três cilindros 1.0  de 82 cv que equipa os VW Up! e Fox, o novo propulsor francês promete ser mais eficiente. Como referência, o Inmetro afirma que o motor VW faz 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, com gasolina, e 9,2 km/l em ciclo urbano e 10,2 km/l em rodoviário, com etanol.

Novo Peugeot 208_01
Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, o motor será importado da França, mas deve começar a ser produzido em breve na fábrica de Porto Real, Rio de Janeiro. Naturalmente aspirado, ele traz três cilindros, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas com acionamento variável, duplo sistema de arrefecimento e coletor de escape integrado ao cabeçote. Em comparação com o 1.5 de quatro cilindros que irá substituir, o consumo de combustível e as emissões de CO2 seriam em média cerca de 20% menores. 

O novo motor também recebeu alterações para ser flex, aceitando tanto gasolina como etanol, como taxa de compressão mais alta, sistema de partida a frio com preaquecimento de combustível e pistões, anéis e válvulas reforçados. Segundo o grupo PSA, o desenvolvimento levou 3 anos e incluiu mais de 400.000 km de rodagem, além de 5.400 horas em bancada de testes, no Brasil e na França.

Confira a seguir os dados de consumo, potência e torque dos principais motores de 3 cilindros disponíveis no Brasil.

Comparativo – motores de 3 cilindros aspirados
Peugeot 208 1.2 Ford Ka 1.0 Hyundai HB20 1.0 VW Up 1.0
Consumo com gasolina (urb/rod) 15.1 km/l /16.9 km/l  13 km/l / 15.1 km/l 12.5 km/l / 14.1 km/l 13.5 km/l / 14.6 km/l
Consumo com tanol (urb/rod) 10.9 km/l / 11.7 km/l 8.9 km/l / 10.4 km/l 8.5 km/l / 9.9 km/l 9.2 km/l / 10.2 km/l
Potência 90 cv a 5.750 rpm  85/80 cv a 6 500 rpm 80/75 cv a 6 200 rpm 82/75 cv a 6 250 rpm
Torque 12,9 kgfm a 2.750 rpm 10,7/10,2 kgfm a 3 500 rpm 10,2/9,4 kgfm a 4 500 rpm 10,4/9,7 a 3 000 rpm
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.