Após mais de quatro anos do lançamento da sua última versão, a Mercedes-Benz trouxe a reestilização do Classe E para o Brasil. A décima geração do sedã chegou ao país em 2016 e agora a marca traz o sedã com visual, mecânica e pacote de equipamentos renovados. Os preços variam entre R$ 555.900 e R$ 1.400.900.
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O novo Classe E chega ao Brasil com três configurações: E 300 AMG Line, E 300 Exclusive e o modelo topo de linha, o esportivo AMG E 63 S 4MATIC+, que é tratado como edição limitada no país.
O motor das duas primeiras versões é um 2.0 quatro cilindros com turbo twin-scroll, que gera 258 cv e 37,7 kgfm. Em comparação, as opções do modelo anterior começavam pela versão E 250, com 2.0 turbo que gerava 211 cv e 35,7 kgfm. A atualização para um twin-scroll fez com que o tempo necessário cumprir o 0 a 100 km/h caísse de 6,9 para 6,2 segundos.
As versões Exclusive e AMG Line têm sua velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, como é praxe entre os alemães. Em relação à transmissão, permanece o câmbio automático de nove velocidades 9G-Tronic.
O visual externo mudou. Na versão Exclusive, a grade é composta por lâminas duplas, detalhes cromados e o símbolo da marca no capô. Os faróis são multifeixe de 84 leds. A versão AMG Line tem o logo da marca integrado à grade com apenas uma lâmina. O sistema de iluminação é full LED. As lanternas traseiras agora invadem o porta-malas, que recebeu uma nova tampa.
No interior dos E 300, a marca adicionou novas opções de cores e materiais de acabamento. Para o Brasil, eles serão equipados com o couro nappa preto, disponível nas duas versões, e o marrom, presente apenas na Exclusive.
No painel, o novo volante se soma ao acabamento em um tom preto brilhante e sombreados na cor prata. Todas as versões terão a última geração do sistema multimídia Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que inclui duas telas de 12,3 polegadas – uma a mais do que os modelos anteriores – dispostas lado a lado para criar uma sensação de tela única. Os botões são sensíveis ao toque.
Além da integração com Android Auto e Apple Car Play que já estavam disponíveis anteriormente, agora o cliente pode alternar entre quatro estilos diferentes: Modern Classic, Sport, Progressive e Discreet.
Se a geração anterior já se destacava pelo aspecto tecnológico, a Mercedes continuou a inserir melhorias para aumentar o conforto e segurança. O sistema chamado de Urban Guard monitora o veículo estacionado e possui um esquema de alarme antirroubo. Os sensores registram se o carro foi rebocado, movido de posição, se sofreu uma leve colisão ou até tentativa de arrombamento. Essas informações ficam disponíveis no painel de controle assim que o veículo é ligado novamente.
Ainda no quesito tecnológico, os novos Classe E buscam evoluir o nível do sistema autônomo dos modelos, garantindo a segurança dos passageiros. O novo volante tem sensores que detectam a presença da mão do motorista. Caso ele não esteja segurando a direção, o painel emite um alerta e, se ele permanecer inativo, é iniciada a Assistência de Frenagem de Emergência.
O sistema de estacionamento automático, presente nos Classe E anteriores, continua nas novas versões. Chamado de PARKTRONIC, ele facilita a seleção por uma vaga e a entrada e saída do veículo. Além disso, alerta sobre o trânsito que passa atrás do sedã enquanto ele está manobrando.
O AMG E 63 S 4MATIC+, por sua vez, promete entregar uma nova experiência. O motor é um V8 4.0 biturbo com 612 cv e 83,6 kgfm e vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. A velocidade máxima da versão é 300 km/h. Ele oferece, ainda, o modo Drift, que deixa o veículo apenas com tração traseira.
Além de mais potência e torque, a marca repaginou o interior assim como fez com os modelos E 300. O sedã topo de linha contará também com uma grade maior, com o logo da empresa embutido, e lâminas verticais com o emblema AMG. O capô possui outro distintivo da marca e relevos que reforçam o visual esportivo.
O para-choque dianteiro possui entradas de ar maiores para arrefecer os freios e o motor. Os faróis são multifeixe de led e se estendem, em parte, pela lateral do modelo.
Dentro do AMG E 63 S 4MATIC+, o sistema MBUX apresenta a mesma configuração dos modelos Exclusive e AMG Line, porém com algumas configurações próprias para a versão esportiva.
Mercedes-Benz E 300 AMG Line
- Preço: R$ 555.900
- Motor: 2.0, quatro cilindros, twin-scroll turbo, 258 cv e 37,7 kgfm
- Câmbio: Automático com nove velocidades – 9G-Tronic
- Rodas: 245/40 R19 (diant.) 275/35 R 19 (tras.)
- Dimensões: 4.935 mm de compr., 2.065mm de larg., 1.460mm de alt.
- Peso: 1.730 kg
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,2 segundos
Mercedes-Benz E 300 Exclusive
- Preço: R$ 557.900
- Motor: 2.0, quatro cilindros, twin-scroll turbo, 258 cv e 37,7 kgfm
- Câmbio: Automático com nove velocidades – 9G-Tronic
- Rodas: 245/40 R19 (diant.) 275/35 R 19 (tras.)
- Dimensões: 4.935 mm de compr., 2.065mm de larg., 1.460mm de alt.
- Peso: 1.730 kg
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,2 segundos
Mercedes-Benz AMG E 63 S 4MATIC+
- Preço: R$ 1.400.900
- Motor: 4.0 V8 biturbo, 612 cv, 83,6 kgfm
- Câmbio: Transmissão de nove velocidades – AMG Speedshift MCT 9G
- Rodas: 265/35 R20 (diant.) 295/30 R20 (tras.)
- Dimensões: 4.984 mm de compr., 2.065mm de larg.,1.460mm de alt.
- Peso: 2.010 kg
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 3,4 segundos