Depois de ter sido revelado em sua inédita versão elétrica, agora a nova geração do Maserati GranTurismo surge em sua nova geração com motor a combustão. Não é tão potente, mas também é baseado em uma nova plataforma, modular, e tem motores a gasolina de última geração.
Fazendo jus ao nome, o Maserati GranTurismo mantém o longo capô e as formas sensuais da carroceria que ainda remete à primeira geração, lançada em 2007. A revolução visual vem nos faróis mais verticais e nos vincos do capô mais marcados, acompanhando os outros carros da marca italiana. A grade dianteira em posição baixa permanece, mas agora a logo de tridente é impressa em 3D.
Com a adoção de uma nova plataforma modular também houve uma revolução mecânica. Desta vez o GranTurismo tem tração nas quatro rodas com um diferencial traseiro com bloqueio eletrônico.
Quanto aos motores, o V8 4.7 de 454 cv fabricado pela Ferrari virou história. Em seu lugar há o moderno V6 3.0 biturbo Nettuno, também usado pelo Maserati MC20, e repleto de tecnologias como desativação de cilindros, mas sem o cárter seco do supercarro.
Este V6 está disponível em dois níveis de potência. O GranTurismo Modena tem 483 cv e o GranTurismo Trofeo, 549 cv. É a versão mais potente que vai de 0 a 100km/h em 3,5 segundos, ou 0,4 s mais rápido que a mais fraca. De toda forma, chega a ser até 1 s mais rápido que a geração anterior. As velocidades máximas vão de 302 km/h a 320 km/h.
Já o GranTurismo Folgore, a versão elétrica, tem baterias de 800V e capacidade de até 83 kWh, que aceita carregamento a até 270 kW. Sua autonomia, de acordo com a Maserati, será de até 400 km. Parece otimista, pois o Folgore tem três motores elétricos.
Um aciona o eixo dianteiro, os outros acionam individualmente cada roda traseira. Os três somam 750 cv, com opção de acionamento selecionável que concentra o uso nos motores traseiros. O Folgore seria capaz de cumprir o zero a 100 km/h em 2,7 segundos e chegaria aos 200 km/h em 8,8 segundos.
Todos os Maserati GranTurismo têm suspensão dianteira independente duplo A e conjunto traseiro multilink. As molas pneumáticas e amortecedores adaptativos são padrão, para garantir conforto e esportividade dependendo da situação. Há rodas dianteiras de 20” e traseiras de 21” escondendo os freios Brembo com pinças de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira.
O interior ainda não foi mostrado, porém deve ser inspirado no MC20 e no SUV Maserati Grecale. O interior do GranTurismo deve ter materiais extravagante, tampouco espaço nos bancos traseiros.
O novo Maserati GranTurismo é apresentado como linha 2024 e estará disponível como coupé e conversível, conhecido como GranCabrio. Mesmo que as versões topo de linha de variantes a gasolina e elétrica sejam oferecidas, elas não estarão disponíveis quando o veículo for lançado, correndo risco de não chegar até o modelo do ano 2025.
O preço base do GranTurismo Modena deve começar em US$ 200.000 (cerca de R$ 1 milhão). Já o Trofeo será mais caro, mas não tanto quanto o GranTurismo Folgore, elétrico.