PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo Maserati GranTurismo até tem opções V6, mas o mais potente é elétrico

Nova geração do GT da Maserati tem opções mecânicas para todos os gostos, mas o mais potente e rápido é elétrico

Por Redação
Atualizado em 3 out 2022, 20h19 - Publicado em 3 out 2022, 20h19
Maserati GranTurismo Trofeo
Maserati GranTurismo Trofeo (Divulgação/Maserati)
Continua após publicidade

Depois de ter sido revelado em sua inédita versão elétrica, agora a nova geração do Maserati GranTurismo surge em sua nova geração com motor a combustão. Não é tão potente, mas também é baseado em uma nova plataforma, modular, e tem motores a gasolina de última geração. 

Fazendo jus ao nome, o Maserati GranTurismo mantém o longo capô e as formas sensuais da carroceria que ainda remete à primeira geração, lançada em 2007. A revolução visual vem nos faróis mais verticais e nos vincos do capô mais marcados, acompanhando os outros carros da marca italiana. A grade dianteira em posição baixa permanece, mas agora a logo de tridente é impressa em 3D.

Maserati GranTurismo Trofeo
Maserati GranTurismo Trofeo (Divulgação/Maserati)

Com a adoção de uma nova plataforma modular também houve uma revolução mecânica. Desta vez o GranTurismo tem tração nas quatro rodas com um diferencial traseiro com bloqueio eletrônico.

Compartilhe essa matéria via:

Quanto aos motores, o V8 4.7 de 454 cv fabricado pela Ferrari virou história. Em seu lugar há o moderno V6 3.0 biturbo Nettuno, também usado pelo Maserati MC20, e repleto de tecnologias como desativação de cilindros, mas sem o cárter seco do supercarro.

Continua após a publicidade
Maserati GranTurismo Trofeo
Maserati GranTurismo Trofeo (Divulgação/Maserati)

Este V6 está disponível em dois níveis de potência. O GranTurismo Modena tem 483 cv e o GranTurismo Trofeo, 549 cv. É a versão mais potente que vai de 0 a 100km/h em 3,5 segundos, ou 0,4 s mais rápido que a mais fraca. De toda forma, chega a ser até 1 s mais rápido que a geração anterior. As velocidades máximas vão de 302 km/h a 320 km/h.

Maserati GranTurismo Trofeo
Maserati GranTurismo Trofeo (Divulgação/Maserati)

Já o GranTurismo Folgore, a versão elétrica, tem baterias de 800V e capacidade de até 83 kWh, que aceita carregamento a até 270 kW. Sua autonomia, de acordo com a Maserati, será de até 400 km. Parece otimista, pois o Folgore tem três motores elétricos.

Continua após a publicidade
Maserati GranTurismo Trofeo
Maserati GranTurismo Trofeo (Divulgação/Maserati)

Um aciona o eixo dianteiro, os outros acionam individualmente cada roda traseira. Os três somam 750 cv, com opção de acionamento selecionável que concentra o uso nos motores traseiros. O Folgore seria capaz de cumprir o zero a 100 km/h em 2,7 segundos e chegaria aos 200 km/h em 8,8 segundos.

Maserati GranTurismo Folgore
Maserati GranTurismo Folgore (Divulgação/Maserati)

Todos os Maserati GranTurismo têm suspensão dianteira independente duplo A e conjunto traseiro multilink. As molas pneumáticas e amortecedores adaptativos são padrão, para garantir conforto e esportividade dependendo da situação. Há rodas dianteiras de 20” e traseiras de 21” escondendo os freios Brembo com pinças de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira.

Continua após a publicidade
Maserati GranTurismo Folgore
Maserati GranTurismo Folgore (Divulgação/Maserati)

O interior ainda não foi mostrado, porém deve ser inspirado no MC20 e no SUV Maserati Grecale. O interior do GranTurismo deve ter materiais extravagante, tampouco espaço nos bancos traseiros.

Maserati GranTurismo Modena
Maserati GranTurismo Modena (Divulgação/Maserati)

O novo Maserati GranTurismo é apresentado como linha 2024 e estará disponível como coupé e conversível, conhecido como GranCabrio. Mesmo que as versões topo de linha de variantes a gasolina e elétrica sejam oferecidas, elas não estarão disponíveis quando o veículo for lançado, correndo risco de não chegar até o modelo do ano 2025.

Continua após a publicidade
Maserati GranTurismo Modena
Maserati GranTurismo Modena (Divulgação/Maserati)

O preço base do GranTurismo Modena deve começar em US$ 200.000 (cerca de R$ 1 milhão). Já o Trofeo será mais caro, mas não tanto quanto o GranTurismo Folgore, elétrico.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.