Novo Jeep Compass chega em outubro com versões iniciais na faixa dos R$ 110 mil
Modelo fabricado no Brasil deve ocupar o espaço entre Renegade e Cherokee
Depois das Olimpíadas e das Paralimpíadas, o próximo evento global marcado para o Brasil é o lançamento da nova geção do Jeep Compass, no final de setembro. O Brasil será o primeiro país a recebê-lo, com início das vendas previsto para outubro.
A produção do Compass na fábrica de Goiana (PE) teve início hoje (29). Com preço inicial entre os R$ 100 mil e os R$ 110 mil, ele terá como alvo o Hyundai iX35 e o Mitsubishi ASX.
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As metas são tão ousadas quanto a estratégia da Jeep, que quer colocar o Compass imediatamente acima do Renegade. A versão de entrada terá a configuração 2.0 do motor Tigershark (o mesmo do Compass atual) atualizado e flex, rendendo aproximadamente 165 cv e 21 mkfg de torque – o Tigershark 2.4 que deve futuramente deve equipar a Toro não será utilizado por questões tributárias que elevariam demais o preço do carro.
Em vez do câmbio CVT da garação anterior, agora o Compass terá câmbio automático de seis marchas. É uma mecânica equivalente a dos concorrentes, mas combinada a um pacote de equipamentos melhor: controles de estabilidade e tração (que ASX e iX35 têm apenas nas versões mais caras) e quatro airbags serão de série, bem como o freio de estacionamento eletrônico e a central multimídia com GPS.
Já presente no Renegade e na Fiat Toro, o motor 2.0 turbodiesel Multijet, de 170 cv e 35 mkgf de torque e sempre com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4, será a segunda opção do Compass. Versões com este motor partirão de cerca de R$ 125 mil, já de olho em Audi Q3 1.4 (R$ 136.990), Honda CR-V (R$ 148.000), Toyota RAV4 (R$ 132.990) e Volkswagen Tiguan (R$ 149.990). O atrativo, neste caso, serão o torque e a economia, pois nenhum dos concorrentes tem versão com motor diesel.
Uma versão Trailhawk está nos planos, com para-choques que permitem ângulos de ataque e saída maiores e suspensão elevada, além de pneus lameiros e tração 4×4 com modo de operação para passar por rochas.
Meio-termo
Nem tão grande quanto o Cherokee e nem tão pequeno quanto o Renegade, o Jeep Compass tem porte semelhante ao de uma Toro, mas com balanço traseiro menor por não ter caçamba. O entre-eixos fica ao redor dos 2,65 m, enquanto a capacidade do porta-malas será de 400L, sendo que nas versões mais caras terá abertura elétrica.
Quadro de instrumentos com tela TFT de 7″ e ar-condicionado automático serão de série, mas apenas as versões mais caras terão bancos de couro, sete airbags, central Uconnect de 8,4″ e alto-falantes Beats. Teto solar panorâmico, faróis de xênon serão opcionais e até mesmo piloto automático adaptativo serão opcionais.
A estreia do Compass será no Brasil, mas até o final de 2016 ele estará à venda na China, onde também será produzido. Em 2017 começa a produção no México, de onde o modelo partirá para os Estados Unidos, Canadá e países europeus. Caberá à fábrica de Goiana abastecer toda a América do Sul.