Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Jeep Compass chega em outubro com versões iniciais na faixa dos R$ 110 mil

Modelo fabricado no Brasil deve ocupar o espaço entre Renegade e Cherokee

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 23 nov 2016, 21h34 - Publicado em 29 ago 2016, 20h38
Jeep Compass
A base do novo Compass é da picape Toro (que é derivada do Renegade) ()

Depois das Olimpíadas e das Paralimpíadas, o próximo evento global marcado para o Brasil é o lançamento da nova geção do Jeep Compass, no final de setembro. O Brasil será o primeiro país a recebê-lo, com início das vendas previsto para outubro.

A produção do Compass na fábrica de Goiana (PE) teve início hoje (29). Com preço inicial entre os R$ 100 mil e os R$ 110 mil, ele terá como alvo o Hyundai iX35 e o Mitsubishi ASX.

LEIA MAIS:

>> Segredo: os novos SUVs compactos de Volks, Honda e Toyota

>> Mesmo obsoleto, Tucson é o 5° SUV mais vendido em 2016

>> Versão SW da Fiat Toro já está no forno

Jeep Compass
Jeep Compass ()

As metas são tão ousadas quanto a estratégia da Jeep, que quer colocar o Compass imediatamente acima do Renegade. A versão de entrada terá a configuração 2.0 do motor Tigershark (o mesmo do Compass atual) atualizado e flex, rendendo aproximadamente 165 cv e 21 mkfg de torque – o Tigershark 2.4 que deve futuramente deve equipar a Toro não será utilizado por questões tributárias que elevariam demais o preço do carro. 

Continua após a publicidade

Em vez do câmbio CVT da garação anterior, agora o Compass terá câmbio automático de seis marchas. É uma mecânica equivalente a dos concorrentes, mas combinada a um pacote de equipamentos melhor: controles de estabilidade e tração (que ASX e iX35 têm apenas nas versões mais caras) e quatro airbags serão de série, bem como o freio de estacionamento eletrônico e a central multimídia com GPS. 

Jeep Compass

Já presente no Renegade e na Fiat Toro, o motor 2.0 turbodiesel Multijet, de 170 cv e 35 mkgf de torque e sempre com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4, será a segunda opção do Compass. Versões com este motor partirão de cerca de R$ 125 mil, já de olho em Audi Q3 1.4 (R$ 136.990), Honda CR-V (R$ 148.000), Toyota RAV4 (R$ 132.990) e Volkswagen Tiguan (R$ 149.990). O atrativo, neste caso, serão o torque e a economia, pois nenhum dos concorrentes tem versão com motor diesel.

Continua após a publicidade

Uma versão Trailhawk está nos planos, com para-choques que permitem ângulos de ataque e saída maiores e suspensão elevada, além de pneus lameiros e tração 4×4 com modo de operação para passar por rochas.

Meio-termo

jeep compass 2

Nem tão grande quanto o Cherokee e nem tão pequeno quanto o Renegade, o Jeep Compass tem porte semelhante ao de uma Toro, mas com balanço traseiro menor por não ter caçamba. O entre-eixos fica ao redor dos 2,65 m, enquanto a capacidade do porta-malas será de  400L, sendo que nas versões mais caras terá abertura elétrica. 

Quadro de instrumentos com tela TFT de 7″ e ar-condicionado automático serão de série, mas apenas as versões mais caras terão bancos de couro, sete airbags, central Uconnect de 8,4″ e alto-falantes Beats. Teto solar panorâmico, faróis de xênon serão opcionais e até mesmo piloto automático adaptativo serão opcionais.

A estreia do Compass será no Brasil, mas até o final de 2016 ele estará à venda na China, onde também será produzido. Em 2017 começa a produção no México, de onde o modelo partirá para os Estados Unidos, Canadá e países europeus. Caberá à fábrica de Goiana abastecer toda a América do Sul. 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.