PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo Honda HR-V esportivado é quase um facelift do SUV recém-lançado

Torque e potências são os mesmos, mas a estética do novo Honda HR-V, modificado pela Mugen, até merece perdão por se tratar de um "esportivado"

Por Eduardo Passos
23 abr 2021, 12h46
Ser ovelha negra da família nem sempre é ruim
Ser ovelha negra da família nem sempre é ruim (Divulgação/Mugen)

Nós concordamos: versões “esportivadas” muitas vezes geram frustração por seu estilo mais agressivo mas sem mudanças na performance do carro. Mas há casos, como o Honda HR-V 2022 modificado pela Mugen, em que a estética por si faz por merecer elogios, e nada mais.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A preparadora japonesa apresentou sua versão do novo SUV (chamado de Vezel no Japão) e surpreendeu pela atenção aos detalhes, rendendo postura completamente diferente ao carro originalmente “comportado”.

Mesmo não sendo uma subsidiária oficial da Honda, a Mugen tem laços estreitos com a japonesa, dado que seu fundador, Hirotoshi Honda, é filho do criador da montadora japonesa. Talvez por isso a sintonia tenha ocorrido bem e o novo HR-V ganhou quase um facelift antes mesmo de sua estreia.

Continua após a publicidade

A estética insossa do SUV deu lugar a um utilitário a com pinturas metálicas em branco, preto, azul ou vermelho que podem ser combinadas com teto e coluna A em cinza ou preto, abrindo margem para diferentes combinações.

Teto cinza se destaca quando combinado ao azul Midnight
Teto cinza se destaca quando combinado ao azul Midnight (Divulgação/Mugen)

Há novo para-choques dianteiro com entradas de ar realçadas e protetor da grade dianteira, além de saias laterais mais proeminentes com detalhes em tom-sobre-tom e novas cápsulas dos retrovisores, mais aerodinâmicas.

Os espelhos também são novos e contam com camada hidrofóbica, evitando acúmulo de água em dias de chuvas. A superfície ainda recebeu tratamento anti-reflexo, a fim de evitar fadiga causada pelos faróis eventualmente refletidos aos olhos do motorista.

Continua após a publicidade
Desenho dos retrovisores tem função aerodinâmica
Desenho dos retrovisores tem função aerodinâmica (Divulgação/Mugen)

As rodas seguem de aro 18’’, mas obviamente contam com novo desenho e oferecem melhora na performance, já que são mais leves que as vindas de fábrica.

Enquanto isso, a traseira ganhou três aerofólios — incluindo um localizado sob o para-choques, também redesenhado — e ousadas máscaras negras aplicadas a faróis e lanternas, com elegante combinação all-black. Finalizando, há molduras em fibra de carbono aplicadas ao suporte da placa e às maçanetas das portas.

Novo filtro de ar veio direto das pistas de corrida
Novo filtro de ar veio direto das pistas de corrida (Divulgação/Mugen)
Continua após a publicidade

Por dentro a Mugen não modificou tanto o HR-V, mas seus pacotes de personalização incluem tapetes pretos com detalhes em vermelho ou completamente na cor vermelha. Também há frisos de porta exclusivos e nova moldura dos alto-falantes, além de emblemas da preparadora em diversos locais do utilitário.

Em termos de performance, o HR-V da Mugen manterá o mesmo motor 1.5 de 98 cv e 12,9 kgfm aliado ao elétrico de 108 cv e 25,8 kgfm, mas não quer dizer que a mecânica seguiu inalterada.

Externamente, a novidade é o escapamento esportivo duplo, feito de aço inoxidável e com acabamento em titânio, que promete ronco esportivo ao SUV. Por dentro, o carro recebeu filtro de ar novo, lavável e com admissão 10% mais eficiente que o original. 

Honda HR-V 2022
O novo Honda HR-V em sua versão de fábrica pouco lembra a variante ‘bad boy’ criada pela Mugen (Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

As peças vieram dos monopostos da Super Formula japonesa, que também serviu de base para os óleos lubrificantes especiais usados no HR-V. Segundo a Mugen, os compostos trazem a mesma capacidade dos óleos de corrida mas adaptados à temperatura dos motores de rua. Os fluidos de freio também são novos e não só melhoram a frenagem como aumentam a vida-útil das peças.

Por dentro, mudanças ficaram restritas aos tapetes e frisos
Por dentro, mudanças ficaram restritas aos tapetes e frisos (Divulgação/Mugen)

O capricho foi tanto que o kit ainda oferece uma capa de flanela para conter eventuais vazamentos dos reservatórios e a tampa do reservatório de óleo é personalizada, com seis opções de cores.

Capa de flanela ajuda a evitar sujeira sob o capô
Capa de flanela ajuda a evitar sujeira sob o capô (Divulgação/Mugen)
Continua após a publicidade

Todas essas modificações não saem por uma pechincha, mas o preço não foge da média: no caso de mudanças estritamente na carroceria e interior, a brincadeira custa cerca de R$ 30.170, com mais R$ 6.400 cobrados pelo escapamentos e R$ 2.560 por cada nova roda, por exemplo.

Se o estilo te agradou, saiba que o novo Honda HR-V será fabricado no Brasil, com vendas estimadas para começarem nos primeiros meses de 2022. No mercado nacional, o utilitário usará o motor 1.5 com injeção direta do novo City e promete acirrar ainda mais a guerra dos SUVs.

As peças da Mugen, por outro lado, estão à venda inicialmente no mercado japonês. A boa notícia, entretanto, é que elas podem ser importadas.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.