Desconhecida no Brasil, a Honda Freed é uma minivan que está chegando à sua terceira geração no Jaoão, onde será lançada em junho. O modelo foi criado a partir da mesma plataforma dos Honda HR-V e Fit, mas tem a vantagem de ser ainda mais espaçoso e versátil.
O modelo, típico do mercado japonês, tem novas soluções internas e oferece versões com mecânica convencional e híbridas. Mas o grande destaque é o fato de ter avançado para uma nova geração e ter ganhado maior independência visual: até agora, era uma minivan muito parecida com o antigo Honda Fit.
Agora, o modelo traz um visual mais limpo, com linhas horizontais, capô sem vincos, faróis interligados por uma falsa grade e, claro, poucas curvas que ajudam a maximizar sua cabine.
A lateral tem um vinco de ponta a ponta que se encontra com a estrutura das portas com abertura corrediça. As colunas mais retas dispensaram as grandes vigias da geração anterior e as rodas são novas.
A traseira ficou mais contida, agora com lanternas que não se espalham para a lateral do carro e o vidro traseiro ficou maior. O modelo também abriu mão de detalhes cromados e do pequeno spoiler traseiro. Tudo em nome da funcionalidade.
O fato de a tampa traseira ocupar quase toda a traseira têm como explicação o fato de o Honda Freed já poder sair de fábrica adaptado para o acesso de uma cadeira de rodas por meio de uma rampa traseira. Outra funcionalidade é o banco do motorista, que pode girar para fora do carro para facilitar o acesso de um idoso.
Na configuração convencional, o Freed tem seis lugares, incluindo a terceira fileira rebatível, que agora é mais leve. O assoalho é todo plano e há saídas de ar-condicionado no teto para as fileiras de trás e a segunda fileira corre em trilhos.
O painel é inteiramente novo, revestido de tecido, e tem quadro de instrumentos digital, além de uma nova central multimídia com tela maior e com comandos físicos em sua base. Comandos do ar-condicionado, seletor de marcha e comandos de modo de condução e freio de estacionamento ficam concentrados no console para liberar espaço entre os ocupantes dianteiros.
Há duas versões do Honda Freed: a padrão chamada Air e a aventureira Crosstar, com aspecto mais robusto. Ambas têm estofamento de assento resistente, o que é muito útil para viagens em família. Além das versões com três fileiras, o modelo Crosstar pode ter apenas cinco lugares, priorizando o espaço do porta-malas.
A motorização segue sendo oferecida em duas versões, uma a gasolina e outra híbrida, ambas com tração dianteira ou integral. Apesar de oferecer as mesmas configurações. Agora o Freed está disponível com a nova geração do sistema híbrido e:Hev, que faz o carro ser impulsionado por dois motores elétricos enquanto o motor 1.5 a gasolina atua como um gerador. A versão básica terá apenas um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, acoplado a uma transmissão CVT. Especificações não foram divulgadas.