O Ford Expedition chegou em sua quinta geração nos EUA. O SUV de oito lugares, por lá chamado de full-size, é irmão do luxuoso Lincoln Navigator e tem proporções bem avantajadas. Agora, ele ganha uma leve reestilização e a versão Tremor, com foco no off-road.
Na dianteira, a grade manteve o mesmo formato, mas ganhou moldura de leds. Já os faróis agora são divididos em pares, enquanto o para-choque e as entradas de ar laterais foram redesenhados. É um visual novo, mas o conjunto da obra ainda lembra bastante o modelo anterior.
Já na parte de trás, a Ford optou por lanternas mais verticais, com duas pequenas luzes enfeitando o centro do porta-malas, ao lado do nome ‘Expedition’. No geral, o design da traseira ficou mais suave e menos quadrado.
A versão Tremos tem foco no off-road e por isso ganha alguns detalhes especiais, como os detalhes em laranja por toda a carroceria e o skid plate na parte inferior. Há também pneus todo terreno General Grabber de 33 polegadas e uma distância do solo de 26,9 cm.
Vale ressaltar, que o SUV ganhou a abertura do porta-malas elétrico Ford Split Gate. Ela já era usada no Navigator e funciona da seguinte forma: três quartos superiores da porta traseira abrem-se para cima, enquanto a parte inferior abre para baixo. Desse modo, segundo a Ford, é possível ter um acesso mais prático ao bagageiro, além de poder dar outros usos a ele. O encosto da última fileira pode virar prateleiras de serviço, há também tomadas no porta-malas e a estrutura inferior suporta até 227 kg.
Outra novidade está na cabine. A Ford instalou uma gigantesca tela para o quadro de instrumentos digital de 24’’, posicionada em uma posição bem elevada no painel. A central multimídia, por outro lado, caiu de 15,5’’ para 13,2’’.
Para maior praticidade, há um bom número de controles físicos pelo console, como para o ar-condicionado, por exemplo. Os passageiros ainda podem ter maior conforto, já que o grande console central pode deslizar até 20 cm, não só facilitando o acesso, como também abrindo espaço para um compartimento de carga extra entre os bancos dianteiros.
Essas soluções ajudam a manejar o espaço interno, mas não é como se ele fosse escasso. Em sua versão padrão, o Expedition mede 5,33 m de comprimento e tem entre-eixos de 3,11 m. Já na carroceria Max, o SUV cresce para 5,63 m de comprimento e 3,34 , de entre-eixos. A largura é de 2,03 m nos dois casos.
Quanto ao motor, a Ford oferece duas opções do V6 3.5 Ecoboost. Na mais mansa, ele ganhou 26 cv e agora entrega 406 cv e 66,38 kgfm. Ele está disponível nas versões Active, King Ranch e Platinum e tem câmbio automático de 10 velocidades, mas a tração é traseira.
Já a versão Tremor vem com um V6 mais potente, que chega aos 446 cv e 70,51 kgfm. O câmbio é o mesmo, mas a tração é integral. Esse conjunto também é vendido como opcional para a versão Platinum.
O BlueCruise ADAS da Ford está disponível para a maioria das versões e traz recursos de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Em rodovias nos EUA é até possível dirigir com as mãos livres.
O Expedition começa a ser vendido este mês nos EUA, mas as entregas estão previstas só para o segundo trimestre de 2025. O preço inicial é de U$ 61.700, aproximadamente R$ 342.000, o que representa um aumento de quase U$ 6.000 em relação à geração anterior.