Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Novo Denza Z é cupê esportivo com volante retrátil e jeitão de Porsche 911

Novo esportivo a Denza é um cupê duas portas e quatro lugares, assim como o modelo da Porsche, e tem até volante dobrável

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 23 abr 2025, 19h02 - Publicado em 23 abr 2025, 16h15
Denza Z
 (Denza/Divulgação)
Continua após publicidade

A BYD parece estar cada vez mais focando no segmento de superesportivos eletrificados e, para isso, está usando a sua marca Denza. A novidade da vez é o Denza Z, um cupê de duas portas e quatro lugares com proporções semelhantes ao Porsche 911.

Pode ser mera coincidência, mas os chineses parecem ter como foco justamente a marca de Stuttgart. Além da possível rivalidade que surgirá entre o Z e o 911, a Denza já tem um modelo em sua linha para rivalizar com um Porsche. Nesse caso, estamos falando do Z9 GT, modelo que é vendido nas carrocerias sedã e perua, e tem versões elétricas e híbridas, algo semelhante ao que acontece com o Porsche Taycan.

Voltando ao Denza Z, ele foi apresentado no Salão de Xangai, na China, como um conceito. Mas só de olhar para o carro é possível ver que ele é, praticamente, uma versão de produção, o que torna pouco provável que ele não seja lançado de fato.

Denza Z
(Denza/Divulgação)

No design, o que mais chama atenção no Z é sua grande asa traseira. Já seu perfil é um pouco mais esguio, se comparado ao Z9 GT, com para-lamas mais encorpados. Enquanto isso, na dianteira, os faróis têm um desenho semelhante ao do irmão, porém são mais arredondados. No para-choque há uma grande abertura para a passagem de ar, com um divisor igualmente grande.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A BYD não fez questão de dar muitas informações sobre o esportivo, mas podemos supor algumas coisas pelo o que já foi informado. Por exemplo, é bem provável que estejam planejando lançá-lo com recursos avançados de condução autônoma, uma vez que a sua direção é steer by wire, eliminando qualquer tipo de conexão mecânica entre as rodas e o volante, podendo recolhê-lo completamente para dentro do painel, liberando mais espaço para a cabine enquanto o carro pilota sozinho.

Denza-Z-coupe-concept-00010-2048x1399

Continua após a publicidade

Outro detalhe que chamou a atenção é a suspensão de duplo braço. Ela usa o sistema DiSus-M, que ajusta continuamente os amortecedores de acordo com as condições do piso através de um fluido magnetorreológico. Segundo a Denza, o tempo de resposta desse sistema é de 10 milissegundos.

Denza Z

Porém, não foi dito nada sobre os motores do Denza Z. Sabemos que ele será elétrico, logo, é possível que ele traga algo semelhante ao Z9 GT, que em sua configuração mais potente tem três motores elétricos e 956 cv de potência.

Continua após a publicidade
Denza Z
(Denza/Divulgação)

Ainda sem data de estreia, o Z é mais um modelo do projeto ambicioso da Denza. A marca chegará ao Brasil e Europa ainda esse ano, com o Z9 GT. E a BYD parece ter total confiança de que os carros da marca luxo tem total condição de bater de frente com os esportivos da Porsche, BMW e da ex-parceira Mercedes-Benz.

Recentemente, Stella Li, chefe da BYD, fez a seguinte declaração provocando as marcas tradicionais: “Esse carro (Denza Z9 GT) é 10 vezes melhor do que os concorrentes. Temos atributos que marcas clássicas não têm.”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.