Um galpão que funcionava como area de logistica e distribuição na Zona Leste de São Paulo acaba de ser convertido em centro de entretenimento para aficionados por velocidade. O empresário Thiago Viana diz ter investido R$ 150 milhões no Speedland, um complexo de diversão composto por pista de kart com 1 200 metros de extensão e excepcionais sete metros de largura, áreas de lazer com simuladores, fliperamas temáticos, loja com tudo relacionado a velocidade, bares com alimentação e até uma pista de autorama, uma das maiores do Brasil para carros de categoria réplica.
“Vamos trabalhar para que o Speedland se torne uma atração e figure no guia turístico de São Paulo” conta Thiago Viana. O complexo ainda conta com um espaço para exposições e diversos tipos de eventos. “O Speedland também foi pensado para proporcionar às empresas um local de reuniões e convenções. Por isso, investimos muito em cada espaço”, acrescenta o empresário.
De fato, chama a atenção os detalhes de acabamento das áreas comuns (lanchonete, restaurante, banheiros, salas de jogos e loja). “É algo que não se vê nos kartódromos brasileiros”. A frequência de público estimada para o Speedland é de 40 mil pessoas por mês
Autorama
Exclusiva para carrinhos da categoria “réplicas” (diferente da “blue king”, onde os bólidos usam bolhas com asas e atingem maiores velocidades), a pista de autorama é uma das maiores do Brasil, e promete ser palco de campeonatos para os aficionados pela modalidade.
Kartódromo
Após vestirem equipamento de segurança completo, os aspirantes a piloto participam de um briefing e partem para a tomada de tempo. Depois vem a corrida propriamente dita. A pista de 1 200 metros de comprimento possui uma característica inusitada: é dividida entre partes indoor e outdoor, podendo ser utilizada inteira ou em trechos selecionados. A parte indoor é bem sinuosa, exigindo habilidade nos karts de 13 HP, que ganham bastante velocidade em curtos espaços (há ainda karts com menor potência destinado a crianças).
Na parte externa do traçado, o piloto pode ganhar mais velocidade. A maior reta tem 300 metros, na qual é possível atingir a velocidade máxima do kart. Por meio de um placar digital é possível acompanhar o resultado da prova em tempo real e assistir ao vivo a performance dos participantes em telões – são mais de 30 câmeras espalhadas pelo circuito.
Ao final da corrida vale a pena passar um tempo admirando um Fórmula 1 original. Não se trata de uma réplica. É o carro de David Coulthard usado na etapa brasileira de 2008 – mas com as cores do bólido campeão de 2013, pilotado por Sebastian Vettel.
SERVIÇO
Speedland: Rua Ulisses Cruz, 275 – São Paulo, reservas@speedland.com.br