Se o leitor ainda se confunde com as extensas nomenclaturas que a Caoa Chery utiliza, é bom ir estudando melhor o catálogo da marca. Na China, a Chery já começou a mostrar o provável novo Tiggo 9, que naturalmente se torna um candidato à venda no Brasil.
As primeiras informações do utilitário vieram de uma apuração feita pelo site russo Kitayskie Avtomobili, que alegadamente juntou informações oficiais do governo chinês, vazamentos corporativos e flagras feitos pelo Oriente. Segundo a publicação, estamos falando do projeto T26, com uma variante ainda mais luxuosa denominada T26J.
O novo Tiggo 9 na versão T26 será 2 cm maior que um Jeep Commander, com 4,78 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,70 m de altura; o entre-eixos do modelo (com versões de 5, 6 ou 7 lugares) terá 2,80 m.
O que mais chama a atenção é a proposta mecânica do SUV, que utilizaria motores 1.6 ou 2.0 com supercharger, sem eletrificação e com câmbio de dupla embreagem com sete marchas. Se tratando de uma publicação russa, há a hipótese de que isso possa estar relacionado a dificuldade na obtenção de suprimentos por conta da guerra na Ucrânia.
O Chery T26J é ainda maior, com comprimento estimado em 4,81 m e, curiosamente, apenas 5 lugares. Esse modelo traria motor 2.0 turbo com câmbio automático de oito marchas. Tanto o T26 quanto o T26J, segundo a imprensa oriental, trariam versões com tração dianteira ou integral e serão construídos sobre a plataforma modular T2X, a sucessora da T1X amplamente utilizada na linha Tiggo brasileira.
Diante de especificações tão incomuns, vale a prudência enquanto novos detalhes do suposto Tiggo 9 não vazam. Mas onde há fumaça costuma haver fogo, e nesse caso há: após o surgimento dos rumores e de fotos dos protótipos (esses publicados por um fórum chinês), a Chery decidiu seguir a moda da vez e publicar fotos do SUV camuflado.
São imagens profissionais, que permitem-nos ver mais detalhes do utilitário, como a grade com entradas verticais, o design de lanternas semelhante ao do novo Tiggo 8 Pro e as elegantes maçanetas retráteis. O painel traz o novo volante da Chery e a central multimídia à la MBUX que também vem sendo usada no Brasil.
O que chama atenção é o console central de altura elevada e as saídas de ar com design nada discreto.